24 mar

A professora Olgamir Amancia, decana de extensão da UnB e professora da FUP, em visita ao campus na quinta-feira (23/3), dialogou com a comunidade acadêmica sobre os desafios da extensão na universidade.

Para a decana, “a UnB tem uma forte tradição da extensão e a FUP tem um papel relevante nesta missão de integrar universidade e sociedade para garantir que a UnB cumpra o seu compromisso social. Não podemos pensar a produção de conhecimento desassociada das demandas do povo. Essa é uma dimensão mais transformadora, revolucionária, da educação superior”.

Como desafio central, Olgamir colocou a necessidade das atividades de extensão trabalharem de forma mais articulada, também com a finalidade de otimizar os recursos, no que ela chamou de frentes de integração
entre universidade e sociedade: Arte e Cultura; Formação e Trabalho; Comunicação e Informação; e Direitos Humanos e Cultura de Paz. “Queremos construir coletivamente essa política de extensão. E queremos que culmine na Semana Universitária, momento em que a reitora lançará a política de extensão da UnB, juntamente com o Fórum Permanente de Extensão para consolidar o seu caráter de elaboração contínua e participativa”, complementou. Outras iniciativas do decanato foram apresentadas como a reestruturação da Casa da Cultura da América Latina (CAL), que lançará um programa de residências artísticas, e o aprimoramento do sistema de cadastro de ações de extensão.

Os professores e servidores da FUP presentes reconheceram a importância das propostas e apontaram a burocracia e a dificuldade de acesso a recursos como entraves para a realização das atividades de extensão. O professor Reinaldo Miranda, vice-diretor da FUP, acrescentou que o campus estabelecerá uma relação de parceria construtiva com o decanato, “buscando solucionar os problemas e fortalecer as atividades de extensão do campus, visando o equilíbrio e a complementariedade de ensino, pesquisa e extensão na nossa universidade”.