ATIVIDADE DE MONITORIA

 

Da Natureza e Finalidades

Você cursou e foi aprovado(a) em uma disciplina? Gostaria de se aprofundar nos assuntos abordados? Gostaria de aplicar seu aprendizado auxiliando colegas que irão cursar essa mesma disciplina? Então você deve cogitar realizar a atividade de monitoria.

Isso porque durante a atividade de monitoria você poderá conhecer novas práticas e experiências pedagógicas que visam fortalecer a articulação entre teoria e prática, bem como a integração curricular em diferentes aspectos. Um dos principais objetivos da monitoria é promover a cooperação mútua entre discentes e docentes, permitindo a todos(as) discentes a experimentação e a aprendizagem de diferentes atividades associadas que permitem uma melhor formação acadêmica e um primeiro contato com a docência.

Em termos curriculares, a monitoria é classificada no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) como Atividade Integradora de Formação – Modalidade de Orientação Individual, com carga horária de 30 h e registrada no histórico escolar como atividade eletiva (módulo livre), que poderá ser repetida por mais de uma vez em uma mesma disciplina.

 

Das Inscrições

A atividade de Monitoria é ofertada semestralmente pelos(as) docentes responsáveis pelas disciplinas atendidas por monitores.

Para se inscrever, você deverá procurar o(a) professor(a) responsável pela disciplina que você cursou e tem interesse em ser monitor(a). Os e-mails de contato estão disponíveis em http://fup.unb.br/docentes/

 

Dos requisitos para Participação

  • Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) em curso de graduação da Universidade de Brasília (UnB)
  • Ter obtido aprovação na disciplina para qual pleiteia a atividade de monitoria e atender aos critérios definidos pelos(as) docentes responsáveis pela disciplina alvo
  • Não estar matriculado(a) em componentes curriculares com choque de horário com as atividades de monitoria
  • Ter disponibilidade de tempo para atender às atividades programadas
  • Não estar usufruindo de qualquer outro tipo de bolsa remunerada oferecida pela Universidade (para monitores remunerados)

 

Da inclusão/exclusão de Monitores

A inclusão/exclusão de monitores será efetivada pela Secretaria de Graduação do curso de origem do(a) monitor(a) e pode se dar pelos seguintes motivos:

  • Por interesse particular do(a) monitor(a);
  • Por suspensão imposta ao(a) aluno(a) no período em que se encontrar no exercício da monitoria;
  • Por trancamento de matrícula;

 

Tipos de Monitoria

Existem duas categorias de monitores:

  • Monitoria Remunerada: pagamento feito por bolsa, cujo valor é de R$ 450,00, pago em parcela única no final do semestre após a avaliação prevista no Calendário Universitário de Graduação
  • Monitoria Voluntária: sem compensação financeira pelo exercício da monitoria

Atualmente a FUP dispõe de 30 bolsas para monitoria remunerada, as quais são distribuídas equitativamente entre os 5 cursos de graduação da Faculdade por meio do Índice de Monitoria (IM). O IM leva em consideração diferentes variáveis relacionadas com a disciplina e com o aluno, cuja equação é:

 

                                     IM = O + A + C + M + IRA*2                    

  • O – Disciplina é optativa ou obrigatória
  • A – Número de alunos inscritos na disciplina
  • C – Número de créditos da disciplina
  • M – Menção obtida pelo discente
  • IRA – Índice de Rendimento Acadêmico do discente

 

Tabela 1. Critérios de pontuação utilizados no Índice de Monitoria (IM).

Tipo de Pontuação Item Sigla Pontos
Disciplina Optativa O 1
Obrigatória 2
Alunos A Nº de alunos/20
Créditos C Nº de créditos/2
Aluno MM M 0
MS 2
SS 4
Índice de Rendimento Acadêmico IRA IRA*2

 

Resultado

O resultado final da seleção de monitores de 2022/1 está disponível aqui.

 

 

PERGUNTAS FREQUENTES