professores-1

Nós, docentes da Faculdade UnB Planaltina, reunidos em Assembléia no dia 03 de novembro de 2016, viemos a público nos manifestar contrários à PEC 55 em tramitação no Senado Federal (antiga PEC 241)

A referida Proposta de Emenda à Constituição prevê o congelamento das despesas primárias do Governo Federal por 20 anos, o que afetará gravemente os investimentos em políticas públicas. Se aprovada, recursos para assegurar o direito à educação e saúde pública, previdência social e outros direitos sociais conquistados pela sociedade brasileira na Constituição de 1988, serão diretamente atingidos. Em particular, políticas como as que asseguraram o acesso e permanência nas universidades públicas dos estudantes historicamente alijados do direito ao ensino superior e que, em última instância, permitiram a criação do nosso campus, estarão ameaçadas.

Diante dessa situação, os estudantes da Faculdade UnB Planaltina (FUP) decidiram manifestar-se publicamente, ocupando as instalações da FUP no dia 31 de outubro de 2016. Estamos em consonância com a reivindicação dos estudantes e reconhecemos a importância de sua participação ativa na política nacional, a legitimidade da ocupação enquanto estratégia de mobilização e o caráter formativo de tal iniciativa.

Planaltina, 04 de novembro de 2016