07 abr

Antes de se tornar professora de Universidade, Mônica Nogueira atuou no campo da sociedade civil, dedicada à defesa do cerrado, seus povos e comunidades. O livro “Gerais a dentro a fora: identidade e territorialidade dos Gerazeiros do Norte de Minas Gerais” é espelho de sua experiência profissional e ativista.

Mônica Nogueira – foto: Paloma Afonso

Enquanto estava em campo, cerca de 10 meses, vivendo entre populações tradicionais dos cerrados do norte de Minas Gerais (os geraizeiros), ao entrevistar, ouvir e caminhar com eles, Nogueira viu a necessidade de certo esforço para compreender plenamente alguns de seus enunciados. Um meio que encontrou para obter tal apreensão foi lendo Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa, durante horas em voz alta. “Aquilo me sintonizou profundamente com os geraizeiros. Foi instrumental, inspirador e tornou mais significativo esse meu período entre eles”, afirma.

Coordenadora do Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais da UnB, a professora Mônica se alegra com o fato de um de seus mestrandos e também geraizeiro, Moisés Dias de Oliveira, prefaciar o livro. Afinal, segundo ela, Moisés faz, hoje, parte de uma nova intelectualidade no país, composta por indígenas, quilombolas e sujeitos de outras comunidades tradicionais. A autora espera com o livro que propiciar um maior reconhecimento, por parte da sociedade, das comunidades geraizeiras e sua história.

A autora espera com o livro que haja reconhecimento da sociedade civil para com as comunidades geraizeiras e sua história. “Espero, sobretudo, um reconhecimento dos seus direitos territoriais e do papel que eles cumprem na proteção do cerrado e das águas, porque eles são grandes defensores das cabeceiras de rios”, afirma.

A publicação inaugura a Coleção Mil Saberes, novo selo da Editora Mil Folhas, do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), e será lançada no dia 8 de abril, às 17h, no Ernesto Cafés Especiais (115 Sul), em Brasília. O livro também estará disponível no site da editora Mil Folhas: http://livraria.iieb.org.br.