27 jan

foto: André Gomes

Todos os anos, estudantes vinculados ao PIBID Diversidade (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para a Diversidade) apresentam suas pesquisas com um tema transversal. Esse ano, o Seminário de Integração de Múltiplos Letramentos contou como assunto a questão da água. Professores e estudantes realizaram pesquisa conjunta acerca do tema, onde foram envolvidas 105 pessoas de 10 comunidades rurais no estado de Goiás.

O evento, que ocorreu na Faculdade UnB Planaltina (FUP) nos dias 24 e 25 de janeiro, teve início com uma mística dos alunos bolsistas do PIBID Diversidade. Os estudantes abriram o seminário com uma representação do que seria o planeta Terra (ou planeta Água, como indagaram), apontando alguns dos problemas que a humanidade tem em relação ao tema “água”. Além disso, no Auditório Augusto Boal, um vídeo sugestivo sobre a escassez de água no ano de 2070 foi passado e, em seguida, a música Planeta Água à voz de Zezé de Camargo e Luciano.

Após uma abertura reflexiva em torno do assunto em destaque (água), foram chamados para compor a mesa do Seminário os professores Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril e Reinaldo José de Miranda Filho, diretor e vice, em sua primeira atividade formal como Direção da FUP; a professora Eliene Novaes Rocha, coordenadora da LEDOC; a professora Rosineide Magalhães de Sousa, coordenadora do PIBID Diversidade; o professor Djiby Mane, coordenador da área de Linguagens do programa. Todos proferiram breves discursos sobre o evento.

Em sequência, Paulo Salles, diretor-presidente da ADASA, palestrou sobre a água, abordando a crise que assola o Distrito Federal. Salles discursou sobre os motivos que causam tal problema, como a queda no nível de água decorrente das chuvas e seu consumo exagerado, além de suas consequências, como o impacto nos setores da economia, política e meio ambiente.

foto: André Gomes

O Seminário teve continuidade com diferentes atividades e debates entre coordenadores de área, supervisores de linguagem, ciências da natureza e matemática, diretoras de escola do campo e bolsistas do PIBID Diversidade.

Para a professora Rosineide, o Seminário é um programa muito rico para o incentivo à formação inicial docente, que alia graduação, pós-graduação e ensino básico em atividades de pesquisa e extensão. “A ideia é que possamos formar pesquisadores que incidam no cotidiano das comunidades rurais em que estão inseridos, transformando sua própria realidade e integrando várias formas do conhecimento, que denominamos como múltiplos letramentos, em sua atuação”, afirma ainda a coordenadora do projeto.

Ao final da tarde do dia 25, houve um sarau literário, em que ocorreu o lançamento do livro “Letramentos Múltiplos e Interdisciplinaridade na Licenciatura em Educação do Campo”. O encerramento se deu com a distribuição de certificados aos alunos participantes.

Por: Marcela Martini