PANORAMA DE PESQUISA NA FUP
Conforme formulários respondidos por e-mail pelos(as) pesquisadores(as), atualmente existem 29 projetos de pesquisa vigentes na Faculdade UnB Planaltina (FUP) nas áreas de conhecimento: Ciências da Vida e da Terra, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Exatas, Educação e Linguagens e Ciências Sociais Aplicadas e Tecnologia. Segue abaixo a composição dos projetos vigentes, seguindo a ordem de recebimento dos formulários dos respondentes.
O Ensino de Ciências e propostas humanizadas para ensinar e aprender
Coordenadora: Jeane Cristina Gomes Rotta
Área de conhecimento: Educação e Linguagens – EDU
Descrição: Um ensino de Ciências distante do contexto social e cultural dos estudantes, pode ser um dos fatores responsáveis pelo desinteresse de muitos jovens para aprenderem os conteúdos científicos. Neste contexto, é importante que o professor possa desenvolver atividades didáticas que motivem os estudantes a aprenderem, partindo do entendimento que as Ciências está presente constantemente em nossas vidas. Além de fato, deste conhecimento ser importante para tomadas de atitudes críticas e consciente em sociedade. Neste contexto, é importante o desenvolvimento de atividades com estratégias pedagógicas diversificadas e com diferentes abordagens metodológicas.
- Palavras-chave: Ensino de Ciências, Contextualização, Mulheres nas Ciências
- Integrantes / Instituição: Jeane Cristina Gomes Rotta, Marcia Conceição Rocha Lima, Cláudia Regina Gonçalves Batista, Rúbia Silva, Luciana Medeiros, Maria Beatriz, Coutinho, Tiago Silva
- Área de conhecimento do CNPq: Educação
- Abrangência territorial: Local
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: –
- Agência/Instituição financiadora: –
- Vigência: 2020 a 2025
- Produção: 4 artigos
Olhares ecopolíticos sobre a educação ambiental
Coordenador: Philippe Pomier Layrargues
Área de conhecimento: Ciências Sociais e Humanas – CSH
Descrição: Trata-se de um projeto permanente de pesquisa, que têm como foco de reflexão, a evolução do estado da arte do campo sociopolítico da Educação Ambiental brasileira. Analisado pela perspectiva ecopolítica e da sociologia da educação, busca a compreensão do exercício do poder hegemônico na correlação de forças entre o modelo conservador/reprodutivista em conflito com o modelo progressista/transformador que preenche de sentidos a formulação de políticas públicas e a prática das intervenções pedagógicas da Educação Ambiental no tecido social brasileiro.
- Palavras-chave: Educação Ambiental, Ecologia Política
- Integrantes / Instituição: Philippe Pomier Layrargues / UnB
- Área de conhecimento do CNPq: Sociologia da Educação
- Abrangência territorial: Nacional
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: LIEAS/UFRJ
- Agência/Instituição financiadora: –
- Vigência: Permanente
- Produção: Vide Lattes
Projeto Monitora
Coordenador: Mário Lúcio Ávila
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas e Tecnologia – CSAT
Descrição: O projeto “Avaliação e monitoramento do Projeto Dom Hélder Câmara – Monitora UnB/SEAD” tem por objetivo monitorar, avaliar e dar suporte para a coordenação e a articulação de políticas públicas e inovações ligadas à assistência técnica e extensão rural e ao enfrentamento da pobreza e desigualdade rural no escopo da Fase II do Projeto Dom Hélder Câmara, alcançando 11 estados brasileiros.
- Palavras-chave: Políticas Públicas, Avaliação e monitoramento; Fase II do Projeto Dom Hélder Câmara
- Integrantes / Instituição: Mário Lúcio Ávila/ UnB. Mauro Del Grossi/ UnB. Luiz Guilherme/ UnB. Ludgero Vieira/ UnB. Reinaldo Filho / UnB. Susan Oliveira/ UnB. Silvia Ávila/ UnB. Luciana Miranda/ UnB. Paulo Calmon/ UnB. Mireya Valencia/ UnB
- Área de conhecimento do CNPq: Interdisciplinar
- Abrangência territorial: 11 Estados = AL BA CE MA MG PB PE PI RN SE
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: –
- Agência/Instituição financiadora: Ministério da Agricultura e FIDA
- Vigência: Dezembro de 2017 à setembro de 2022
- Produção: Artigos, relatórios, dissertações e outros.
Impacto da pandemia de Covid-19 na Insegurança Alimentar no Brasil
Coordenadores: Renato Maluf e Rosana Salles da Costa
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas e Tecnologia – CSAT
Descrição: Mensuração do impacto da pandemia da Covid 19 sobre a insegurança alimentar no Brasil
- Palavras-chave: Insegurança Alimentar
- Integrantes / Instituição: UFRJ, UNB
- Área de conhecimento do CNPq: Nutrição – Segurança alimentar
- Abrangência territorial: Nacional
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: –
- Agência/Instituição financiadora: –
- Vigência: 2020-2022
- Produção: Relatório de pesquisa.
Projeto, construção e monitoramento de Edficíos de Balanço Energético quase Nulo – Near Zero Energy Buildings – NZEBs: o caso do LabZero UnB
Coordenadora: Claudia Naves David Amorim
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas e Tecnologia – CSAT
Descrição: O projeto tem como objetivo principal viabilizar o processo de projeto, construção e monitoramento de edifícios NZEB, através da experiência do LabZero UnB. Pretende-se, para além da eficiência, potencializar as evidências quanto ao uso de ventilação e iluminação naturais como premissas para uma boa qualidade ambiental do edifício em clima tropical de altitude, corroborando com as necessidades em função da recente pandemia de COVID-19. Compõem a equipe participantes de diversas áreas do conhecimento (arquitetura e urbanismo, engenharias, geociências), que atuam de acordo com um processo integrado, visando a obtenção da maior eficiência e maior qualidade ambiental possível, harmonizando as diferentes premissas e necessidades.
- Palavras-chave: eficiência energética; balanço energético; geração distribuída
- Integrantes / Instituição: Elaine Nolasco Ribeiro; Lucijane Monteiro de Abreu; Joara Cronemberg; Adolfo Bauchspiess; Antonio Freitas do Egito Coelho; Caio Frederico e Silva; Edilson de Souza Bias; João Manoel Dias Pimenta; José Manoel Morales Sánchez; Loana Nunes Velasco; Claudia Naves David Amorim
- Área de conhecimento do CNPq: Arquitetura e Urbanismo -Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
- Abrangência territorial: Regional
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: –
- Agência/Instituição financiadora: PROCEL Edifica – Eletrobrás
- Vigência: 2020-2024
- Produção: Por enquanto não há, o projeto encontra-se em fase de implantação.
Construção do MAPA de fragilidade do Genoma Humano para mutações via integração de DNA exógeno
Coordenador: Eduardo Leonardecz
Área de conhecimento: Ciências Exatas – EXATAS
Descrição: Em 2001, a Celera Genomics e o International Human Genome Sequencing Consortium publicaram o primeiro rascunho do genoma humano, que revolucionou o campo da genômica. Várias atualizações se seguiram afim de cobrir efetivamente a fração eucromática do genoma, a heterocromatina e muitas outras regiões complexas, as quais foram deixadas inacabadas ou errôneas. Havia 8% do genoma humano a ser decodificado e organizado, isso equivale ao cromossomo 1 inteiro (maior cromossomo de nosso genoma). Agora em 2021, o Consórcio T2T concluiu a primeira sequência verdadeiramente completo de um genoma humano, representando a maior melhoria para o genoma humano de referência desde sua liberação. A nova referência inclui conjuntos sem intervalos para todos os 22 autossomos mais o cromossomo X, corrige vários erros e introduz quase 200 milhões de pb de nova sequência contendo 2.226 cópias de genes parálogos, 115 dos quais são previstos para serem codificadores de proteínas. As regiões recém-concluídas incluem todas as matrizes de satélites centroméricos e os braços curtos de todos os cinco cromossomos acrocêntricos, liberando essas regiões complexas do genoma para estudos variacionais e funcionais pela primeira vez. Agora novas fronteiras de estudos foram abertas, como a construção de um mapa de fragilidade para introgressão de DNA exógeno. Em trabalhos prévios de nosso equipe, relatamos a ocorrência de herança horizontal e doenças causadas por esse tipo de mutação, bem como inúmeras mutações silenciosos causadas por esse tipo de introgressão. Nesses nossos trabalhos, várias perguntas encontram-se abertas, como: Quais as regiões do genoma mais propensas a receberem DNA exógeno? Por que a maiorias das mutações é silenciosa? Há regiões genômicas mais protegidas (menos propensas) a mutações? Com a publicação do genoma verdadeiramente completo, podemos atacar agora essas perguntas com mais precisão e robustez via programação em R e pacotes do BIOCONDUCTOR, muitos criados por nós.
- Palavras-chave: Bioinformática, mutação, genoma humano, herança horizontal
- Integrantes / Instituição: Alessandro Oliveira de Sousa / Secretaria de Saúdo do DF; Antônio Luiz de Melo / UnB-FUP
- Área de conhecimento do CNPq: Genética
- Abrangência territorial: Internacional
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: –
- Agência/Instituição financiadora: Não se aplica (ainda)
- Vigência: 2021-2030
- Produção: Artigo em fase de submissão
Academia Forges: Sustentabilidade no Ensino Superior
Coordenador: Marcelo Bizerril
Área de conhecimento: Educação e Linguagens – EDU
Descrição: O Projeto visa discutir possibilidades de integração para a promoção da sustentabilidade socioambiental no âmbito do ensino superior nos países de língua portuguesa.
Palavras-chave: Sustentabilidade; Ensino superior; Países de Língua Portuguesa
Integrantes / Instituição: Marcelo Bizerril (FUP/UnB); Margarida Mano (Universidade de Coimbra – Portugal); Conceição Rêgo (Universidade de Évora – Portugal); Sandra Brito (Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique)
- Área de conhecimento do CNPq: Educação
- Abrangência territorial: Internacional – Países de Língua Portuguesa na América do Sul, Europa, África e Ásia
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: –
- Agência/Instituição financiadora: Não há por enquanto.
- Vigência: 2020-2023
- Produção: Seis mesas-redondas. Dois artigos relacionados.
Sertões
Coordenador: Eduardo Martins (FUNCEME Ceara)
Área de conhecimento: Ciências Sociais e Humanas – CSH
Descrição: O projeto Sertões, pretende, em especial, apoiar instituições do setor estabelecendo um diagnóstico da governança das políticas públicas agrícolas e de desenvolvimento rural, incluindo as iniciativas de adaptação da agricultura as secas. Este estudo deve contribuir para este objetivo diagnóstico. Para isso, analisará a implementação e os efeitos das principais políticas agrícolas e de desenvolvimento rural, sua trajetória e evolução na escala do Nordeste como no caso especifico do Ceara em quanto as políticas estaduais
- Palavras-chave: políticas públicas, agricultura, semiárido, mudanças climáticas
- Integrantes / Instituição: FUNCEME, CIRAD, UFC, SDA, IRD
- Área de conhecimento do CNPq: Sociologia politica
- Abrangência territorial: Estado do Ceara e pesquisas no Semiárido Nordestino
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: não ainda
- Agência/Instituição financiadora: Agencia Francesa de Desenvolvimento AFD
- Vigência: 2021 -2024
- Produção: em curso ainda (apenas relatórios técnicos de missão)
Systèmes agroalimentaires et politiques publiques: théories et méthodes pour l’analyse d’expériences nationales et internationales
Coordenadores: Eric Sabourin e Catia Grisa
Área de conhecimento: Ciências Sociais e Humanas – CSH
Descrição: Objetivo Geral: Sistematizar, discutir e produzir enfoques teóricos-metodológicos sobre sistemas alimentares e políticas públicas, com ênfase na diversidade social da agricultura familiar, nas interações urbano-rural e nos territórios, de modo a subsidiar análises de experiências internacionais.
- Palavras-chave: políticas públicas, sistemas alimentares, Brasil, França
- Integrantes / Instituição: CIRAD ART Dev, UFGRS-PGDR, UFRRJ-CPDA, UFSC-CAA, UNILA, ASPTA, UnB-FUP MADER
- Área de conhecimento do CNPq: Sociologia rurl e sociologia da alimentação
- Abrangência territorial: Nacional e internacional
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: sim
- Agência/Instituição financiadora: CAPES & COFECUB
- Vigência: 2020-2023
- Produção: Em curso
AgroecolEcological Transitions for Territorial Food Systemsems
Coordenador(a): Claire Lamine
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas e Tecnologia – CSAT
Descrição: The ecological and social unsustainability of our food systems is widely acknowledged by scientists, citizens and governments around the world. To address the challenge of sustainable transitions, agroecology is also increasingly recognised as a promising model and the territorial scale as an appropriate scale of analysis and action. ATTER will develop an interdisciplinary and multi-sectoral exchange program to help filling the lack of knowledge and methodology for scaling out agroecological transitions for territorial food systems. It will ather researchers and practitioners around cross-case studies work through secondments, trainings and workshops, relying on the specificities of the five countries under study (France, Italy, UK, Brazil and USA) and on the complementary expertise and skills of the 18 participating organisations (10 academic and 8 non-academic). We will manage the ATTER network as an action-research eco-system to boost the emergence and dissemination of knowledge, innovations and tools for the agrifood systems’ transitions. The specific objectives of ATTER are to i) build a portfolio of 15 regionally embedded case studies representing diverse agroecological transitions and trajectories and transform this portfolio into a lasting observatory; ii) based on this portfolio, elaborate a typology of transition pathways in diverse contexts; iii) develop evaluation approaches and tools aimed at integrating the different dimensions involved in agrifood transitions; iv) analyse the effects of policy instruments and facilitating approaches and define policy recommendations and context-sensitive methodological frameworks aimed at facilitating these transitions; v) develop a diversity of adapted training and exchange activities both for academics and practitioners, which will allow more than 100 staff members to develop new skills, discover new research environments and expand their career perspectives, as well as to consolidate a wider and lasting network.
- Palavras-chave: agroecologia, território, transição agroecológica, políticas públicas, dispositivos socio-etcnicos, Brasil, USA, Inglaterra, Itália, França
- Integrantes / Instituição: INRAE, CIRAD, Univ Cardiff, Univ Coventry, FIAM, Univ Pisa , CMediterraneo Bari, Elan Createur, ASPTA, UFRRJ-CPDA, UFPR, UFRGS-PGDR.
- Área de conhecimento do CNPq: Sociologia, economia e ciência política.
- Abrangência territorial: Vários territórios em vários países da Europa e América.
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: não ainda
- Agência/Instituição financiadora: Comissão Europeia, H2020 RISE
- Vigência: 2020-2024
- Produção: Ainda em curso.
Ensino e aprendizagem de matemática: dificuldades, possibilidades e perspectivas
Coordenadora: Amanda Marina Andrade Medeiros
Área de conhecimento: Educação e Linguagens – EDU
Descrição: O projeto de pesquisa pretende analisar os diferentes aspectos que influenciam o ensino-aprendizagem de matemática e de conteúdos relacionados a esse conhecimento na Educação Básica.
- Palavras-chave: Educação Matemática; ensino e aprendizagem de matemática; afetividade e aprendizagem matemática.
- Integrantes / Instituição: Amanda Marina Andrade Medeiros – UnB; Elsilene Lino Gomes -UnB; Patrícia Rodrigues Nogueira da Silva – UnB.
- Área de conhecimento do CNPq: Ensino-aprendizagem
- Abrangência territorial: Distrito Federal
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: GIEM – Departamento de Matemática
- Agência/Instituição financiadora: Bolsa de Pibic UnB
- Vigência: 2021/2022
- Produção:-
Mestrado IABS
Coordenador(a): CEGAFI
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas e Tecnologia – CSAT
Descrição: Pesquisar as formas de viabilização e formalização, e elaborar o desenho técnico- metodológico do curso de pós-graduação stricto sensu modalidade Mestrado Profissional em tecnologias de agricultura de baixa emissão de carbono e mudanças climáticas, com ênfase em sistemas integrados de lavoura-pecuária-floresta (ILPF), de forma que atenda aos objetivos do projeto.
- Palavras-chave: Mestrado profissional, Agricultura de baixa emissão de carbono, ILPF
- Integrantes / Instituição: Mario Lucio de Ávila/ UnB. Ludgero Cardoso Galli Vieira/ UnB. Marco Aurélio de Carvalho Vieira e Silva/ UnB. Paula Daniella Prado Ramos/ UnB
- Área de conhecimento do CNPq: interdisciplinar
- Abrangência territorial: Centro-Oeste
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: –
- Agência/Instituição financiadora: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IABS
- Vigência: 8 meses
- Produção: Relatórios
GOVERNANÇA E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA EM TERRAS DO INCRA E UNIÃO NAS REGIÕES SUL, SUDESTE, CENTRO-OESTE E NORDESTE – GOVFUN-BR
Coordenadores: Mario Lúcio de Ávila e Reinaldo José de Miranda Filho
Área de conhecimento: Ciências Sociais e Humanas – CSH
Descrição: O projeto tem por objetivo o mapeamento, a produção e gestão da informação e o acompanhamento, planejamento e qualificação de planos, projetos e ações relativas à governança do Programa de Regularização Fundiária de Terras Federais nas áreas de responsabilidade do INCRA (17 estados fora da Amazônia Legal e Distrito Federal) contribuindo para a diminuição do passivo de terras públicas regularizáveis do órgão.
- Palavras-chave: Regularização Fundiária; terras públicas regularizáveis do órgão
- Integrantes / Instituição: Adriano De Bortoli/ UnB. Mario Lúcio de Ávila/ UnB. Reinaldo Miranda/ UnB. Tamiel Khan/ UnB. Marcelo Trevisan/ INCRA. Katiúcia Mendes
- Área de conhecimento do CNPq: Interdisciplinar
- Abrangência territorial: Terras Federais nas áreas de responsabilidade do INCRA (17 estados fora da Amazônia Legal e Distrito Federal)
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: –
- Agência/Instituição financiadora: INCRA
- Vigência: 07/2018 à 12/2022
- Produção: Relatórios, documentos técnicos, artigos acadêmicos, dissertações e outros.
Sustentabilidade socioambiental de povos indígenas, comunidades quilombolas e comunidades tradicionais do Cerrado brasileiro
Coordenadora: Mônica Nogueira
Área de conhecimento: Ciências Sociais e Humanas – CSH
Descrição: Propõe a caracterização e análise de experiências de resistência popular frente aos processos de conversa?o do Cerrado em paisagens produtivas homoge?neas de soja, cana-de-ac?úcar ou eucalipto. As experie?ncias a serem analisadas articulam a objetivac?a?o de etnicidades ecolo?gicas (identidades culturais associadas ao bioma), reivindicac?o?es territoriais e empreendimentos agroextrativistas de base comunita?ria. A pesquisa propo?e apreender as mudanc?as operadas nas noc?o?es de natureza e cultura, potencialidades e limites das categorias de (re)organizac?a?o territorial acionadas, desafios que se impo?em a? consolidac?a?o da base produtiva desses arranjos, bem como seus padro?es e especificidades contextuais.
- Palavras-chave: Povos e comunidades tradicionais; Cerrado; Territórios e territorialidades.
- Integrantes / Instituição: UnB, Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-NM) e DGM Brasil.
- Área de conhecimento do CNPq: Interdisciplinar e Antropologia.
- Abrangência territorial: Bioma Cerrado.
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: Cauim – grupo de estudos e práticas dialógicas no contexto de povos e territórios tradicionais
- Agência/Instituição financiadora: DGM Brasil
- Vigência: 2021
- Produção: Em fase de elaboração.
Mais Amazônia
Coordenador: Mario Lúcio de Ávila
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas e Tecnologia – CSAT
Descrição: O projeto Mais Amazônia tem por finalidade produzir uma série de Diagnósticos a partir das coletas de dados extraídas das análises de 40.000 processos de regularização fundiária. Esses processos estão distribuídos em 11 estados: Tocantins, Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Matogrosso, Rondônia, Roraima e Maranhão.
Palavras-chave: Coleta de dados; regularização fundiária
Integrantes / Instituição: Mario Lúcio de Ávila/ UnB. Reinaldo Miranda Filho/ UnB. Adriano de Bortoli/UnB. Tamiel Khan Baiocchi/ UnB. Marcelo Trevisan/ INCrA. Katiúcia Mendes/ INCRA
- Área de conhecimento do CNPq: Interdisciplinar
- Abrangência territorial: Tocantins, Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Matogrosso, Rondônia, Roraima e Maranhão.
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: –
- Agência/Instituição financiadora: INCRA
- Vigência: Janeiro de 2021 à dezembro de 2022
- Produção: Relatórios, Artigos, dissertações e outros
Inquérito Nacional de [In]Segurança Alimentar e fome no Brasil
Coordenador(a): Rede PENSSAN
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas e Tecnologia – CSAT
Descrição: Monitoramento das condições de insegurança alimentar da população brasileira.
- Palavras-chave: Segurança alimentar
- Integrantes / Instituição: Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional
- Área de conhecimento do CNPq: Análise Nutricional de População
- Abrangência territorial: Nacional
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: –
- Agência/Instituição financiadora: –
- Vigência: Indefinida
- Produção: Relatório técnico.
Avaliação de imagem institucional da ANEEL: percepções d.os diferentes atores da Região Centro-Oeste
Coordenadora: Maria Júlia Pantoja
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas e Tecnologia – CSAT
Descrição: este projeto de pesquisa tem como finalidade delinear e aplicar um conjunto de metodologias inovadoras para avaliação da imagem institucional da Agência junto aos diversos públicos da região Centro-Oeste.
- Palavras-chave: Avaliação de Imagem institucional.
- Integrantes / Instituição: Coordenadora do Projeto: Profa. Dra. Maria Júlia Pantoja (UnB)
- Pesquisadores: Prof. Dr. Celso Vila Nova de Souza Júnior (UnB). Profa. Dra. Lucijane Monteiro de Abreu (UnB). Prof. Dr. Onofre, Rodrigues de Miranda (UnB). Prof. Dr. Weeberb João Réquia Junior (UnB). Apoio Técnico: Lorena de Cássia Dias da Silva (UnB)
- Área de conhecimento do CNPq: Administração Pública
- Abrangência territorial: Nacional
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: –
- Agência/Instituição financiadora: Agência Nacional de Energia Elétrica
- Vigência: Fevereiro de 2021 e Fevereiro de 2022
- Produção: Sumário executivo com base na análise de documentos da ANEEL e informações discutidas no workshop realizado com a equipe da UFPA e demais parceiros do projeto de pesquisa de imagem institucional; Banco de dados com a organização e sistematização da pesquisa junto aos consumidores da Região Centro-Oeste; 03 Relatórios analítico-descritivo. Relatório Final do Diagnóstico da Imagem Institucional; Relatório Técnico contendo subsídios para estruturação de programas de capacitação dos atores pesquisados.
Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção
Coordenadora: Deise Mancebo
Área de conhecimento: Educação e Linguagens – EDU
Descrição: O projeto tem por objeto a análise dos novos modos de regulação e tendências em construção das políticas para a educação superior, a partir de 2013, considerando as mudanças econômicas, políticas e sociais em curso e as reformas institucionais advindas da situação de acomodação do país à conjuntura de crise internacional. Ele é desenvolvido no âmbito da Rede Universitas/Br (http://www.redeuniversitas.com.br/) com aproximadamente 25 anos de experiência de trabalho coletivo, e compreende 8 subprojetos que pretendem analisar as políticas postas para a educação superior.
- Palavras-chave: EDUCAÇÃO SUPERIOR; EDUCAÇÃO DO CAMPO; FORMAÇÃO DE EDUCADORES
- Integrantes / Instituição: Universidade Federal do Pará – UFPA (Campus Cametá), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA (Campus Marabá) e Universidade Federal do Tocantins – UFT (Campus de Tocantinópolis), na região Norte; Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB (Campus Amargosa) e Universidade Federal do Maranhão – UFMA (Campus Bacabal), na região Nordeste; Universidade de Brasília (Campus Planaltina), na região Centro-Oeste; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ (Campus Seropédica) e Universidade Federal de Viçosa, na região Sudeste; Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS (Campus Laranjeiras), na região Sul.
- Área de conhecimento do CNPq: EDUCAÇÃO
- Abrangência territorial: NACIONAL
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: SIM . MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO E EDUCAÇÃO
- Agência/Instituição financiadora: Já teve da CAPES e do CNPQ. Mas agora não há.
- Vigência: 2018-2023
- Produção: 01 E-book (PDF)
ANÁLISE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UnB E DA PRÁXIS DE SEUS EGRESSOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DE NOVAS LÓGICAS PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
Coordenadora: MÕNICA CASTAGNA MOLINA
Área de conhecimento: Educação e Linguagens – EDU
Descrição: Esta pesquisa objetiva analisar as concepções e práticas formativas desenvolvidas pelo curso de Licenciatura em Educação do Campo, assim como as práticas pedagógicas realizadas por seus egressos nas escolas do campo.
- Palavras-chave: Práxis. Formação docente. Transformação da forma escolar. Educação do Campo.
- Integrantes / Instituição: MÕNICA CASTAGNA MOLINA – UnB
- Área de conhecimento do CNPq: EDUCAÇÃO
- Abrangência territorial: CENTRO OESTE
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: MATERIALISMO HISTÓRICO DIÁLÉTICO E EDUCAÇÃO
- Agência/Instituição financiadora: CNPq
- Vigência: 2020-2023
- Produção: 01 artigo
Estratégias para repulsão da ictiofauna do tubo de sucção durante paradas previstas ou intempestivas de Unidades Geradoras de Energia – Bacia Amazônica
Coordenador: Ézio Sargentini Júnior
Área de conhecimento: Ciências Exatas – EXATAS
Descrição: Desenvolvimento e validação de estratégias tecnológicas integrando sistemas físicos e químicos para repulsão da ictiofauna do tubo de sucção durante paradas previstas ou intempestivas de unidades geradoras do tipo bulbo, associadas ao monitoramento em tempo real da ictiofauna confinada e dos parâmetros indicadores da qualidade da água. (conforme Apresentação – ESBR – P&D UG Jirau – 2017 – Resumo)
- Palavras-chave: barreira sonora, reservatórios e peixes amazônicos, turbinas, hidrelétrica
- Integrantes / Instituição: Armando de Mendonça Maroja; Carlos José de Souza Passos; Wilson de F. Jardim; Julio C. Rocha; Ademir dos Santos; Ézio Sargentini Júnior (Responsável)
- Área de conhecimento do CNPq: Acústica Ambiental
- Abrangência territorial: Nacional
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: –
- Agência/Instituição financiadora: ANAEL
- Vigência: 2022
- Produção: 01 artigo
Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: diálogos entre Currículo e Avaliação
Coordenador: André Vitor Fernandes dos Santos
Área de conhecimento: Educação e Linguagens – EDU
Descrição: Este projeto de pesquisa privilegia a análise de documentos produzidos, sejam de currículo, de avaliação ou relativos à formação de professores como registros do/no tempo presente que inscrevem sentidos que ajudam a significar o Ensino de Ciências, sendo entendidos, assim, como documentos-monumentos (FOUCAULT, 2012), ou seja, como as superfícies em que os ‘desejos’ de mudança, articuladas com as forças da estabilidade (GOODSON, 2008) se inscrevem e produzem efeitos sobre e para a disciplina escolar Ciências.
- Palavras-chave: Currículo; Avaliação; História do Currículo; Disciplina escolar Ciências
- Integrantes / Instituição: André Vitor Fernandes dos Santos (FUP/UnB); Marcia Serra Ferreira (FE/UFRJ); Juliana Marsico (FE/UFRJ); Cecília Santos de Oliveira (FFP/UERJ); Maria Eduarda Rodrigues Miranda (FE/UnB); Juca Dorea de Castro Chaves (IB/UnB); Naraline Martins Machado (FUP/UnB); Bruna Lara de Andrade Reges (FUP/UnB); Maira Clasen Massarani (PPGEduC/UnB); Cleiton Edmundo Baumgratz (PPGEduC/UnB)
- Área de conhecimento do CNPq: Educação
- Abrangência territorial: Nacional
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: Grupo de Estudos em História do Currículo
- Agência/Instituição financiadora: –
- Vigência: 2020-2025
- Produção: 04 capítulos de livros e 03 resumos de trabalhos apresentados em eventos.
Nanofabricação de Materiais Inovadores Visando Remediação Ambiental e Geração Sustentável de Energia
Coordenador(a): Alex Fabiano Cortez Campos
Área de conhecimento: Ciências Exatas – EXATAS
Descrição: O projeto objetiva a preparação, a caracterização físico-química de nanomateriais cerâmicos avançados (nanocatalisadores e nanoadsorventes), à base de compósitos de óxidos metálicos magnéticos, visando aplicações tecnológicas de interesse industrial. A atividade dos nanocatalisadores será investigada na combustão catalítica de combustíveis verdes. Os nanoadsorventes desenvolvidos serão aplicados na remoção de poluentes orgânicos e inorgânicos de águas residuais.
- Palavras-chave: nanomateriais; nanoadsorventes magnéticos; nanocatalisadores magnéticos; remoção de poluentes; geração de energia sustentável
- Integrantes / Instituição: Dr. Jerome Depeyrot Prof. Associado – Inst. de Física – UnB; Dr. Luiz A. Ribeiro Júnior Prof. Adjunto – Inst. de Física – UnB; Dr. Franciscarlos G. da Silva Prof. Visitante da Faculdade UnB – Planaltina; Dr. Rafael Cabreira Gomes Prof. Adjunto – Inst. de Física – UFSC; Dra. Elaine Pavini Cintra Profa. do IF-SP; Dr. Guilherme Gomide Técnico do Inst. de Física – UnB; Dr. Thiago Fiuza L. da Silva Pós-doc – Inst. de Física – UnB; Dra. Vanessa P. Peixoto Jucá Pós-doc – Faculdade UnB – Planaltina; Dr. Atailson O. da Silva Krilltech Nanotecnologia; M.Sc. Ana Alice Andrade M. Guerra Bolsista de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química – UnB; M.Sc. Eliane Vieira Rosa Profa. do IF-GO (Ceres) e discente de doutorado em Ciências e Tecnologias em Saúde – FCE/UNB; Ruth Pinheiro Muniz Bolsista de Mestrado do Programa de Materiais – Faculdade UnB – Planaltina; João Neiva Aluno de PIBIT – Inst. de Química – UnB; Rebekah Farias Cardoso de Britto Pedrosa Bolsista de PIBIC – Faculdade UnB – Planaltina.
- Área de conhecimento do CNPq: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
- Abrangência territorial: Nacional
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: Laboratório de Nanociência Ambiental e Aplicada
- Agência/Instituição financiadora: FAP-DF
- Vigência: 2021-2024
- Produção: http://lattes.cnpq.br/3471395432150092
Formação de professores a partir de controvérsias de base científica e tecnológica mobilizadas no domínio das Questões Sociocientíficas: rede PGP-GGP
Coordenador(a): Paulo Gabriel Franco dos Santos
Área de conhecimento: Educação e Linguagens – EDU
Descrição: O projeto de investigação que propomos parte do argumento da importância de se incluir no âmbito da formação de professores de ciências, como conteúdo privilegiado, as Questões Sociocientíficas. Visando a constituição de Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP) na Escola Pública, subsidiados por um Grande Grupo de Pesquisa (GGP) na Universidade, constituído de pesquisadores, professores e graduandos, para a sustentação e teorização do tratamento de Questões Sociocientíficas, objetiva-se discutir a constituição de uma rede PGP-GGP pautada em formação de professores a partir de controvérsias de base científica e tecnológica mobilizadas no domínio das QSC, sustentar e analisar a formação de PGP em escolas públicas do Distrito Federal no âmbito das interações promovidas na interface universidade-escola e, nesse contexto, elaborar um construto teórico para o tratamento de questões em ciência e em tecnologia no âmbito das Questões Sociocientíficas.
- Palavras-chave: Ensino. Educação CTSA. Controvérsias científicas e tecnológicas. Formação de Professores. Pequeno Grupo de Pesquisa
- Integrantes / Instituição: Faculdade UnB Planaltina; CEF 05 Sobradinho; CEF 08 Sobradinho
- Área de conhecimento do CNPq: Multidisciplinar – Ensino – Ensino de Ciências
- Abrangência territorial: Regional
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: –
- Agência/Instituição financiadora: –
- Vigência: 2018 – 2022
- Produção: 01 artigo e 04 resumos de trabalhos apresentados em eventos.
ELEMENTOS TERRA RARAS: MARCADORES DE PROCESSOS NATURAIS E DE CONTAMINAÇÃO ANTRÓPICA EM ÁGUAS DO DISTRITO FEDERAL
Coordenador(a): Poliana Dutra Maia
Área de conhecimento: Ciências da Vida e da Terra – CVT
Descrição: Tem o objetivo de determinar os elementos terras raras (ETR), série dos lantanídes, em amostras de águas superficiais e subterrâneas do Distrito Federal. Nas águas subterrâneas a quantificação de ETR poderá informar sobre processos de alteração natural entre a interface rocha-agua.
- Palavras-chave: elementos terras raras, água superficial, água subterrânea, marcadores antrópico, abastecimento público, Distrito Federal.
- Integrantes / Instituição: Fernando Fabricio Sodré (IQ/UnB), Luciano Soares Cunha (IG/UnB), Roberto Ventura Santos (IG/UnB)
- Área de conhecimento do CNPq: Ciências Ambientais
- Abrangência territorial: Distrito Federal
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: –
- Agência/Instituição financiadora: –
- Vigência: 2020-2024
- Produção: 2 artigos, 1 mestrado, 1 doutorado
Caracterização geoquímica da chuva e do material particulado atmosférico do Distrito Federal
Coordenador(a): Poliana Dutra Maia
Área de conhecimento: Ciências Exatas – EXATAS
Descrição: Dar continuidade às análises químicas (íon, elementos químicos, isótopos de carbono, carbono total, compostos orgânicos) e morfológica no material particulado atmosférico do Distrito Federal na fração MP10. Ampliar essas analises para amostras de material particulado atmosférico na fração MP2,5, bem como, começar a avaliar a qualidade química da chuva do DF. Para tanto, outras análises químicas serão acrescentadas, tais como, isótopos de Sm e Nd em todas as amostras. Todas essas determinações tem o objetivo de avaliar a poluição atmosférica no DF, a trajetória desse material particulado (local ou não – dispersão), identificar a qualidade e origem das chuvas no DF.
- Palavras-chave: material particulado atmosférico, chuva, poluição atmosférica, MP10, MP2,5, Distrito Federal
- Integrantes / Instituição: Fernando Fabriz Sodré (IQ/UnB), Luciana Figueiredo Prado (IG/UnB), Marcelo Vieira-Filho (DAM/UFLA), Roberto Santos Ventura (IG/UnB)
- Área de conhecimento do CNPq: Ciências Ambientais
- Abrangência territorial: Distrito Federal
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: –
- Agência/Instituição financiadora: –
- Vigência: 2022-2026
- Produção: 1 artigo, 3 PIBIC, 2 TCC, 1 mestrado
Conflitos territoriais e trabalhistas na área de infraestrutura e logística do agronegócio brasileiro
Coordenador(a): Jorg Nowak
Área de conhecimento: Ciências Sociais e Humanas – CSH
Descrição: O projeto focaliza em três linhas: 1. Uberização do transporte de carga rodoviária, 2. Construção de uma ferrovia no estado de Pará da China Communication Construction Company. 3. Conflitos locais sobre os planos para um terminal de uso privado da empresa Cargill em Abaetetuba, Pará.
- Palavras-chave: Logística, agronegócio, conflitos sociais, trabalho, comunidades tradicionais
- Integrantes / Instituição: Universidade de Brasília Faculdade Planaltina FUP
- Área de conhecimento do CNPq: 7.02.03.00-8
- Abrangência territorial: Nacional
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: –
- Agência/Instituição financiadora: Universidade de Brasília
- Vigência: 4 anos
- Produção: Artigos, livros
Açaí’ação
Coordenadora: Janaina Deane de Abreu Sá Diniz
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas e Tecnologia
Descrição: Projeto piloto sobre a co-construção de conhecimento com vistas a reforçar o papel das casas famílias rurais nos processos de qualidade e valorização de cadeias produtivas da sociobiodiversidade amazônica nos estados brasileiros do Amapá e do Pará, e na Guiana Francesa. O impacto desejado é apoiar os atores da inovação envolvidos na cadeia produtiva do açaí (Euterpe oleacera Mart.) para a preservação dos recursos e dos saberes locais, desenvolver práticas agroecológicas e promover a consolidação de mercados de qualidade.
- Palavras-chave: –
- Integrantes / Instituição: –
- Área de conhecimento do CNPq: Multidisciplinar
- Abrangência territorial: Brasil (Pará e Amapá); Guiana Francesa e Suriname
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: –
- Agência/Instituição financiadora: União Européia – Programa Europe en Guyane
- Vigência: Agosto de 2019 a Dezembro de 2022
- Produção: 1 Dissertação e 2 artigos.
Para Onde vai a Universidade Brasileira Diante da Política de Ciência & Tecnologia
Coordenador: Ricardo Toledo Neder
Área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais
Descrição: 1. Crítica aos conceitos de ciência e tecnologia 2. Educação, trabalho e tecnologias no capitalismo informacional 3. As inconsistências do inovacionismo na universidade 4. As relações universidade-governo-empresas. A. Nova produção de conhecimento (NPC) B. Tripla hélice (TH) C. Abordagem transversalista da ciência (ATC) D. O Pensamento Latino-americano Ciência, Tecnologia, Sociedade – PL 5. A Perspectiva Placts (Pensamento Latino-americano Ciência, Tecnologia, Sociedade) e os estudos CTS latino-americanos) 6. Diálogo (I) A Universidade e os Operadores tecnológicos. 7. Diálogo (II) Os operadores tecnológicos e a Democratização do Projeto Tecnológico. 8. Um Cenário Futuro. 9. Diálogo (III) A universidade e a Política de C&T diante da interdisciplina das novas ciências: contradições & soluções.
- Palavras-chave: –
- Integrantes / Instituição: –
- Área de conhecimento do CNPq: COCH
- Abrangência territorial: Nacional
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: –
- Agência/Instituição financiadora: CNPq
- Vigência: Outubro de 2017 a Outubro de 2023
- Produção: 2 livros e 4 artigos.
Estrutura e Dinâmica da População de Tachigali rubiginosa na Transição Mata de Galeria/ Campo Sujo na Fazenda Água Limpa no Distrito Federal
Coordenadora: Maria Cristina de Oliveira
Área de conhecimento: Ciências da Vida e da Terra
Descrição: O projeto tem como objetivo de descrever a estrutura e dinâmica da população da espécie arbórea Tachigali rubiginosa (Mart. ex Tul.) Oliveira-Filho na transição Mata de Galeria/Campo Sujo no Distrito Federal, para que, no futuro, com a continuação do monitoramento dessa população ao longo do tempo, possa ser comprovada a hipótese de que há avanço da população dessa espécie da Mata de Galeria do córrego Capetinga para o Campo Sujo circundante.
- Palavras-chave: –
- Integrantes / Instituição: –
- Área de conhecimento do CNPq: Ecologia Vegetal
- Abrangência territorial: Distrito Federal
- Vínculo com grupo de pesquisa do CNPq: –
- Agência/Instituição financiadora: –
- Vigência: Janeiro de 2013 a Janeiro de 2025
- Produção: 2 TCC, 2 Orientações e 2 Resumos