Projetos de Pesquisa

Área de Educação e Linguagens

Licenciatura em Ciências Naturais

Comunidade universitária de FUP,

Tornamos públicas algumas informações sobre projetos de pesquisa orientados por docentes da Área de Educação e Linguagens, atuantes na Licenciatura em Ciências Naturais, a fim de que a comunidade conheça as produções intelectuais da nossa unidade e os/as estudantes possam se agregar para o desenvolvimento de pesquisa no âmbito da Iniciação Científica.

Nesse sentido, aproveitamos para divulgar o edital ProIC 2021/2022 (para acessar, clique aqui), que dispõe sobre condições e prazos para inscrição das atividades de pesquisa e iniciação científica, bem como para a atribuição de bolsas de IC, a depender da avaliação da comissão.

Formação de professores a partir de controvérsias de base científica e tecnológica mobilizadas no domínio das Questões Sociocientíficas: rede PGP-GGP

O projeto de investigação que propomos parte do argumento da importância de se incluir no âmbito da formação de professores de ciências, como conteúdo privilegiado, as Questões Sociocientíficas. Visando a constituição de Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP) na Escola Pública, subsidiados por um Grande Grupo de Pesquisa (GGP) na Universidade, constituído de pesquisadores, professores e graduandos, para a sustentação e teorização do tratamento de Questões Sociocientíficas, objetiva-se discutir a constituição de uma rede PGP-GGP pautada em formação de professores a partir de controvérsias de base científica e tecnológica mobilizadas no domínio das QSC, sustentar e analisar a formação de PGP em escolas públicas do Distrito Federal no âmbito das interações promovidas na interface universidade-escola e, nesse contexto, elaborar um construto teórico para o tratamento de questões em ciência e em tecnologia no âmbito das Questões Sociocientíficas. Como percursos metodológicos e atividades constituintes do período investigativo, prevemos: (a) a constituição de uma rede PGP-GGP envolvendo sujeitos da universidade e de Escolas Públicas do Distrito Federal; (b) estudos teóricos para o embasamento das atividades nas escolas, nomeadamente, Questões Sociocientíficas, temas em Ciência e Tecnologia e em formação de professores; (c) atividades acadêmicas (cursos ou disciplinas) baseadas nos temas afetos à investigação, oferecidas no âmbito da Licenciatura em Ciências Naturais da FUP-UnB, com a possibilidade de desenvolvimento de cursos de extensão baseados nas mesmas temáticas para a comunidade universitária e da região, especialmente trabalhadores da educação. Alinhadas às atividades de estudos, investigação e efetivação de atividades na escola pública, prevemos o registro perene dos dados a fim de avaliações contínuas e em pares, bem como publicações para a publicização dos conhecimentos produzidos.
Palavras-chave: Ensino; Educação CTSA; Controvérsias científicas e tecnológicas; Formação de Professores; Pequeno Grupo de Pesquisa
Expectativas formativas: A pretensão é a de agregar estudantes que tenham interesse em Questões Sociocientíficas, Educação CTSA e perspectivas críticas para o Ensino de Ciências. Espera-se, portanto, que o/a estudante participante se engaje em processos comunicativos com agentes da escola (especialmente professores), bem como contribua com o contexto formativo a partir de suas leituras, do desenvolvimento do seu plano de trabalho, das elaborações coletivas, seja de materiais de ensino (planos de aulas, sequências didáticas, minicursos), seja de produções acadêmicas (artigos, capítulos de livro, apresentações, ensaios…).
Pesquisador Responsável: Paulo Gabriel Franco dos Santos
E-mail para contato: paulosantos@unb.br
Número de vagas disponíveis: Até 02 vagas.

O Ensino de Ciências e propostas humanizadas para ensinar e aprender

Um ensino de Ciências distante do contexto social e cultural dos estudantes, pode ser um dos fatores responsáveis pelo desinteresse de muitos jovens para aprenderem os conteúdos científicos. Neste contexto, é importante que o professor possa desenvolver atividades didáticas que motivem os estudantes a aprenderem, partindo do entendimento que as Ciências está presente constantemente em nossas vidas. Além de fato, deste conhecimento ser importante para tomadas de atitudes críticas e consciente em sociedade. Neste contexto, é importante o desenvolvimento de atividades com estratégias pedagógicas diversificadas e com diferentes abordagens metodológicas.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; propostas didáticas; formação de professores
 
Expectativas formativas: Espera-se que o estudante pode desenvolver pesquisas e propostas que auxiliem no ensino e aprendizagem das Ciências em uma perspectiva humanizada.
Pesquisadora Responsável: Jeane Cristina Gomes Rotta
E-mail para contato: jeanerotta@gmail.com
Número de vagas disponíveis: 02 vagas

Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: diálogos entre Currículo e Avaliação

As três últimas décadas têm se configurado um período de fundamental importância para a produção das políticas educacionais, sobretudo as que focalizam o Currículo e a Avaliação. Todo esse movimento produtivo em parte de termos vivido o período de transição para a democracia que culminou com a promulgação da Constituição Federal de 1988, assegurando direitos como o acesso à educação e preconizando ações, como a definição de conteúdos mínimos que assegurariam uma formação básica comum em território nacional, com efeitos para as tradições disciplinares, entre elas as da disciplina escolar Ciências. Essa intensa produção de políticas, que resultou na publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais e, mais recentemente, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e na estruturação de sistemas de avaliação nacional, além da participação do país em avaliações internacionais, tem gerado um conjunto bastante grande de dados educacionais mas também de sentidos que informam o que conta e quais são os conhecimentos de Ciências e, por consequência, como nos tornamos sujeitos discentes e docentes na relação com tais conhecimentos. Nesse sentido, o Currículo, a Avaliação e a Formação de Professores emergem como áreas, eixos e campos que, na relação com as tradições da disciplina escolar Ciências, contribuem para significar, contemporaneamente, o que deve ser o Ensino de Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental. Este projeto de pesquisa privilegia a análise de documentos produzidos, sejam de currículo, de avaliação ou relativos à formação de professores como registros do/no tempo presente que inscrevem sentidos que ajudam a significar o Ensino de Ciências, sendo entendidos, assim, como documentos-monumentos (FOUCAULT, 2012), ou seja, como as superfícies em que os ‘desejos’ de mudança, articuladas com as forças da estabilidade (GOODSON, 2008) se inscrevem e produzem efeitos sobre e para a disciplina escolar Ciências.
Palavras-chave: Currículo; Avaliação; Formação de Professores; Conhecimento Escolar; Ensino de Ciências.
Expectativas formativas: Espera-se que os estudantes participantes se engajem com atividades definidas em plano de trabalho próprio que contribuam para o desenvolvimento da pesquisa. Isso envolve a participação em atividades de levantamento bibliográfico e de fontes documentais, a elaboração de instrumentos de pesquisa, tais como formulários e questionários, a análise de dados e a produção bibliográfica. O projeto enseja a participação dos estudantes em atividades de colaboração com outros grupos de pesquisa que compartilham de interesses de investigação comuns, além da participação em eventos da área para comunicação de resultados parciais e finais das atividades desenvolvidas.
Pesquisador Responsável: André Vitor Fernandes dos Santos
E-mail para contato: andre.santos@unb.br
Número de vagas disponíveis: Até 02 vagas.

Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão

Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão é um projeto, a um só tempo, de pesquisa e de extensão. Por isso, utilizamos dois delineamentos de pesquisa para empreendê-lo: pesquisa-ação e pesquisa narrativa. Nesta proposta de projeto de pesquisa nosso interesse é identificar as diferentes faces da Pesquisa-ação nas pesquisas em Educação. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, que deverá ser empreendida por meio de análise de artigos, capítulos de livro e livros que tratam a temática.
Palavras-chave: Pesquisa-ação; participação; pesquisa bibliográfica.
Expectativas formativas: É esperado dos/as estudantes compromisso com os processos metodológicos de uma pesquisa bibliográfica. Juntas e Juntos, vamos aprender o que é uma pesquisa bibliográfica e, também, as etapas que devemos empreender para desenvolvê-la. É requerido tempo para leitura, estudos em grupo, que serão espaços formativos de conteúdos de Metodologia da Pesquisa. É esperado que juntas e juntos façamos um levantamento em bases de pesquisa para identificar o uso e características da pesquisa-ação nas pesquisa em educação.
Pesquisadora responsável: Juliana Eugênia Caixeta
E-mail para contato: eugenia45@hotmail.com
Número de vagas disponíveis: Até 04 vagas.