Projeto FUP DE BRAÇOS ABERTOS
O QUE É O PROJETO FUP DE BRAÇOS ABERTOS?
Com o objetivo de fortalecer os vínculos entre a Faculdade UnB Planaltina (FUP), as escolas da educação básica e a comunidade de Planaltina e regiões adjacentes, foi criado o projeto de extensão FUP de Braços Abertos. A iniciativa busca aproximar a universidade da sociedade, estimular o interesse pela continuidade dos estudos e ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior, contribuindo para o desenvolvimento educacional e social dos estudantes. A proposta reafirma o compromisso social da Universidade de Brasília com a educação pública, inclusiva e de qualidade, consolidando seu papel como agente de transformação social. Por meio de ações de acolhimento, visitas guiadas, atividades acadêmicas, culturais e científicas, o FUP de Braços Abertos proporciona a estudantes, professores e demais membros da comunidade escolar uma experiência de imersão no ambiente universitário. Mais do que apresentar a estrutura física e os cursos oferecidos pela FUP, a proposta busca promover o intercâmbio de saberes, fortalecer o diálogo entre universidade e sociedade e ampliar o sentimento de pertencimento da comunidade em relação ao espaço universitário. Nesse contexto, a imersão constitui uma estratégia fundamental para estreitar relações institucionais, despertar vocações acadêmicas e contribuir para a construção de uma visão mais próxima e acessível da universidade pública. Ao integrar estudantes, professores, técnicos e a comunidade externa em atividades acadêmicas, culturais, sociais e ambientais, o FUP de Braços Abertos fortalece a missão da universidade de produzir conhecimento, promover inclusão e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, consolidando a FUP como um espaço aberto, acolhedor e comprometido com a formação cidadã.
Objetivo Geral
Promover a integração entre a Faculdade UnB Planaltina (FUP), as escolas da educação básica e a comunidade local, por meio de ações de imersão acadêmica, científica, cultural e social que favoreçam o diálogo entre os saberes universitários e escolares, ampliem as oportunidades de aprendizagem e incentivem a continuidade dos estudos, contribuindo para a formação cidadã e para o fortalecimento da relação entre universidade e sociedade.
Como agendar sua visita?
O Projeto FUP de Braços Abertos está aberto à participação de escolas, instituições públicas e privadas, associações, organizações da sociedade civil e demais grupos interessados em conhecer a Faculdade UnB Planaltina (FUP) e suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As visitas deverão ser agendadas com antecedência mínima de 15 DIAS, a fim de possibilitar o planejamento das atividades e a organização dos espaços e equipes envolvidas.
Os atendimentos e visitas ocorrem de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários:
- Período matutino: das 9h às 11h30;
- Período vespertino: das 14h30 às 17h.
Para solicitar o agendamento, envie um e-mail para fdebracosabertos@gmail.com, informando a instituição solicitante, o número estimado de participantes, a faixa etária ou série dos estudantes, a data pretendida para a visita e os objetivos da atividade.
Durante a programação, os visitantes poderão conhecer diferentes espaços acadêmicos e participar de atividades educativas, científicas e culturais oferecidas pela FUP, de acordo com a disponibilidade das equipes responsáveis. Entre os espaços e ações que podem compor o roteiro da visita, destacam-se:
- Laboratório de Ensino de Biologia;
- Laboratório de Paleontologia;
- Laboratório de Múltiplos Letramentos;
- Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais;
- Laboratório de Matemática;
- Laboratório de Geociências;
- Laboratório de Química;
- Laboratório de Física;
- Oficinas de Xadrez;
- Planetário;
- Serviço de Orientação ao Universitário (SOU).
A programação de cada visita será construída em diálogo com a instituição participante, buscando atender seus interesses e objetivos pedagógicos, bem como proporcionar uma experiência enriquecedora de aproximação com o ambiente universitário.
AGENDE UMA VISITA CONOSCO (clique aqui)
ou Leia o QR CODE abaixo
Coordenação do FUP DE BRAÇOS ABERTOS
Otilie Eichler Vercillo
- E-mail: fdebracosabertos@gmail.com


