17 abr

Na quarta-feira (11), a Escola Parque da Natureza de Brazlândia (EPNBraz), fez uma visita à FUP para planejar um projeto de extensão entre as duas instituições e atividades complementares para estreitar a relação entre universidade e escola. Ocorreram no Auditório Unidade de Educação e Pesquisa (UEP), diversas rodas de conversa entre professores da Faculdade UnB Planaltina com a presença de professores da Faculdade de Educação, da Secretaria de Educação e professores/as da EPNBraz.

A articulação entre universidade e escola iniciou em um primeiro encontro, onde a FUP efetuou uma visita para conhecer o local e os recursos que eles disponibilizam para que pudesse aproximar a relação entre as duas instituições. Desta vez, no segundo encontro, eles vieram até a FUP no intuito de conhecer o campus e debater ideias comuns voltadas a um projeto de extensão. A coordenadora desta parceria, Prof. Juliana Rochet, afirma que o projeto terá como linhas temáticas:

• Educação
  • Meio Ambiente
  • Cultura e Comunicação
  • Alimentação e Saúde

A EPNBraz é a única escola Parque da Natureza que existe em Brasília que trabalha de forma flexível e integral. O professor que atua na escola ensina para alunos de diversas idades, pois trabalha de forma complementar e inter-complementar. A escola desmistifica a ideia de salas de aula, denominando “Estações Educativas”.

No primeiro momento, iniciando a partir das 10h, os membros da FUP se apresentaram para a escola e demonstraram seus trabalhos dentro da instituição. Dentre estes, participaram: Marcelo Bizerril (Diretor/FUP), Rafael Villas Boas (Coordenador do Colegiado de Extensão/FUP), Felipe Canova (Coordenador da Secretaria de Comunicação/FUP), Ivonaldo Vieira (Vice Coordenador do Colegiado de Extensão/FUP), os professores/as extensionistas Paulo Eduardo de Brito, Juliana Rochet, Janaína Diniz e Irineu Tamaio. A diretora da EPNBraz Claudiane Fernandes apresentou a escola, mostrando seu funcionamento e como é a metodologia empregada, aproveitando para falar das fragilidades e pontos-chave que esta articulação trouxe em benefício a eles. Encerrando a manhã, os visitantes fizeram um tour pela faculdade, conhecendo cada unidade acadêmica e como a FUP se organiza para ter um bom funcionamento tanto acadêmico quanto logístico. Para o diretor da FUP, Marcelo Bizerril, “o desafio é fazer a relação universidade-escola para que a ligação seja contínua, que na prática se associa a uma luta permanente pela educação pública de qualidade e socialmente referenciada.”

No segundo momento, a apresentação foi ministrada por Rafael Villas Boas e Felipe Canova, onde eles demonstraram o valor da arte, das linguagens artísticas como o teatro e o audiovisual veiculadas à finalidade educativa. A produção e divulgação de vídeos, que também é espaço de reflexão,  abre espaço para circulação em circuitos de debates e vivência dos educandos na produção de suas próprias narrativas e de valores distintos aos veiculados na mídia comercial. Por fim, todos discutiram a ideia do projeto de extensão conjunto baseado nos conceitos que a escola e a universidade trabalham para que execute uma dinâmica de formação voltada para a realidade da EPNBraz.