25 set

SEMINÁRIO DISCUTE O CONTEXTO ATUAL DA AGRICULTURA FAMILIAR E OS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO MATO GROSSO.

14 de setembro de 2016 Projeto RADIS-MT/FUP-UnB Coordenador Mário Ávila e Coordenador Substituto Reinaldo Filho

O Projeto de Pesquisa “Regularização Ambiental e Diagnóstico dos Sistemas Agrários dos Assentamentos da Região Norte do Estado do Mato Grosso” (RADIS-MT/FUP-UnB), resultado de uma parceria entre a Universidade de Brasília – UnB coordenado pela Faculdade UnB Planaltina – FUP e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, visa apoiar a regularização ambiental em assentamentos de reforma agrária situados em municípios do norte do estado do Mato Grosso, por meio da pesquisa e coleta de informações que servirão de base para a inscrição dos lotes e assentamentos no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Além disso, irá propor a partir dos estudos modelos e metodologia para recuperar as áreas de preservação permanentes degradadas, contribuindo nos diálogos para a elaboração do Programa de Recuperação Ambiental (PRAs), Lei 12.651/12 e Dec. 7.830/12 e avaliar os sistemas de produção existentes por meio da aplicação do diagnóstico de sistemas agrários. Foi realizado no dia 14 de setembro de 2016 o 1° Seminário Externo do Projeto, no Auditório Augusto Boal da Faculdade UnB de Planaltina – FUP, ampliando a discussão sobre agricultura familiar, assentamentos de reforma agrária e regularização ambiental no estado do Mato Grosso. Esse evento é o primeiro de um Ciclo de Seminários a ser realizado pelo Projeto neste ano.

O seminário reuniu pesquisadores e profissionais com o intuito de discutir o contexto atual, os desafios e também perspectivas para as famílias assentadas e as políticas públicas que incidem sobre elas. A diretora em exercício da Faculdade UnB Planaltina, professora Dra. Elizabeth Maria Mamede, comentou sobre a importância do Projeto não só para a região de abrangência, mas também para a pesquisa acadêmica, institucional e extensão. Ressaltou a importância da equipe do Projeto e seus parceiros, bem como a Fundação de Apoio – FINATEC e o INCRA.

O professor Dr. Reinaldo José de Miranda Filho, coordenador substituto do Projeto, ressaltou o alinhamento que o projeto de pesquisa RADIS possui com as linhas de pesquisa da FUP, principalmente com Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, e Ciências Ambientais. O professor apontou que a equipe já está atuando junto aos assentamentos, com uma expectativa de atendimento de aproximadamente 7.500 famílias até fevereiro de 2017, finalizando assim a Fase 1, do levantamento de campo do projeto. E que mesmo tendo um foco principal, no projeto de pesquisa, o cumprimento dos objetos do Termo de Execução Descentralizada – TED entre o INCRA e UnB, não se pode perder o horizonte das ações da universidade atuando no ensino (aprendizado participativo e troca de experiências), pesquisa e extensão visando contribuir na busca pelo atendimento das necessidades específicas dos assentados de reforma agrária no sentido de desenvolvimento rural, regularização ambiental e inclusão produtiva das famílias presentes nos lotes.

O professor Dr. Sérgio Sauer, da Faculdade UnB-Planaltina da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural – PPG-MADER/FUP abordou os desafios e perspectivas da reforma agrária no país. Foram apresentados dados sobre a concentração das terras, nas propriedades rurais, no país e causas da expansão dos monocultivos.

Ao iniciar sua apresentação, o secretário adjunto interino da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF/MT) George Luiz de Lima, relatou os dados da agricultura familiar que vêm sendo produzidos a partir das ações da SEAF, bem como desafios para o setor e salientou a importância do Projeto RADIS para as ações do estado do Mato Grosso.

A discussão sobre a produção e comercialização da soja no norte do Mato Grosso foi realizada pelo professor Dr. Ricardo Carvalho, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Foram apresentados dados sobre comportamento dos custos de produção e uma análise da (in) viabilidade da cultura mesmo para médias e grandes propriedades.

O professor Dr. Eric Sabourin, do Centro de Desenvolvimento Sustentável – CDS e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural – PPG-MADER/FUP, abordou os desafios para o planejamento do apoio a agricultura familiar na região. Foram ressaltados pelo professor os projetos para a região, alternativas para a agricultura familiar e os ensinamentos sobre as políticas públicas no Portal da Amazônia.

Finalizando as exposições o prof. Dr. Mário Lúcio de Ávila, coordenador do Projeto, salientou que o desafio consiste em realizar as atividades de maneira a garantir que os diferentes enfoques (ambiental, social, produtiva, econômica e política) sejam considerados de maneira sistêmica na atuação da equipe.

Saiba mais sobre o PROJETO RADIS-MT/FUP