05 fev

O registro acadêmico dos selecionados pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) e Sistema de Seleção Unificada (SISU) teve início hoje (5), e se estende até 7 de fevereiro. Após as etapas on-line e presencial, os candidatos selecionados pelo PAS, receberão um comunicado do Cebraspe via e-mail para quem ingressa em 1°/2018 e quem fica para 2°/2018. Os candidatos selecionados pelo SISU contam com algumas especificidades na efetivação do registro: quem ingressou por cotas para Escolas Públicas e Pessoas com Deficiência, deve procurar a banca avaliadora. Logo após, dirigir-se à Secretaria de Graduação para finalizar o registro. Os candidatos receberão e-mail com o número da matrícula.

A expectativa tomou conta da Unidade de Ensino e Pesquisa (UEP) da FUP. Os calouros dos cursos de Ciências Naturais, Gestão Ambiental e Gestão do Agronegócio, foram recebidos de forma calorosa pela equipe de acolhimento do Serviço de Orientação ao Universitário (SOU) durante toda manhã e tarde desta segunda-feira (5).

Arthur Dourado, 17 anos, morador de Planaltina, ingressou para o curso de Ciências Naturais pelo PAS, e conta que achou o programa bem mais fácil em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O jovem que sempre contou com o apoio da família, diz que o curso não foi sua primeira opção. ‘’Gosto muito da área de ciências, sempre foi a que mais me identifiquei, apesar de querer outros cursos’’.

Sobre a rotina de estudos, Arthur enfatiza as diferenças entre o conteúdo ministrado em sala de aula e o que é cobrado nas provas. ‘’Eu estudei no CED 02, é uma escola boa, porém estudei sozinho. A escola ensinou 50% do conteúdo da prova, é muito conteúdo e eles dão de acordo com o ano letivo’’, afirma.

Para Cássio Rodrigues,  19 anos, morador de Planaltina, o desafio foi ter foco: ‘’saber separar diversão do que é obrigação’’. Sua rotina era equilibrada, mesmo almejando Engenharia elétrica como primeira opção. ‘’Quero ter uma experiência, ver como é a faculdade. Mesmo não sendo minha primeira opção, minha família ficou muito feliz’’.

Sara Mota, 17 anos, de Formosa, Goiás, conta que sentiu interesse em fazer o PAS por influência da irmã, que também se prepara para as provas. A jovem conta que mesmo pesquisando sobre o curso (Ciências Naturais) ainda não sabe a carreira que pretende seguir. Para se preparar, aproveitou o conteúdo dado em tempo integral, que segundo ela ‘’tomava muito tempo para estudar por fora’’.

Boas-Vindas aos Calouros 1°/2018