21 jun

Convidamos os professores da comunidade FUP e aos alunos do PPGP para a Defesa de Dissertação do Pedro Vieira, servidor da UnB.

O trabalho “Avaliação e Importância dos Programas de Assistência Estudantil da Universidade de Brasília – UnB” tem como objetivo analisar os programas de assistência estudantil, os RUs e a Casa do Estudante da UnB.

A banca será composta pelas professoras Denise Bomtempo Birche de Carvalho (Doutora em Serviço Social pela Universidade de Paris e Decana de Assuntos Comunitários da UnB entre novembro de 2012 a maio de 2016) e Carolina Cássia Batista Santos (Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP e Decana de Assuntos Comunitários da UnB entre agosto de 2011 a novembro de 2012).

A defesa será no dia 22/06 (quarta-feira), às 10h, na sala At 39/52, UEP, FUP.

Segue o resumo do trabalho:

RESUMO

A democratização do ensino superior é uma estratégia de combate da desigualdade social, porém, a inclusão efetiva de alunos em vulnerabilidade socioeconômica na universidade demanda a implementação eficaz de programas de assistência estudantil. Portanto, o objetivo geral da pesquisa é analisar a assistência estudantil na UnB. Em específico, o trabalho buscou: 1) avaliar os programas de assistência estudantil da UnB; 2) identificar os principais problemas dos Restaurantes Universitários (RUs) e da Casa do Estudante (CEU) da UnB; 3) avaliar o desempenho acadêmico e as dificuldades peculiares aos alunos carentes; 4) estimar o impacto de algumas dificuldades do aluno carente no seu desempenho acadêmico. Para tanto, analisaram-se 189 questionários respondidos por alunos participantes de algum programa de assistência estudantil da UnB, empregando os métodos: estatística descritiva, análise de cluster e análise de regressão múltipla. Em geral, os programas de assistência estudantil que oferecem algum recurso financeiro direto receberam sugestões para a atualização do valor e críticas aos constantes atrasos no seu pagamento. O programa de auxílio alimentação foi bem avaliado, destacando sugestões para o pagamento de valor monetário suficiente nos casos em que o beneficiário comprovar dificuldade de ter acesso ao RU. O programa de auxílio emergencial  se mostrou limitado no atendimento do seu objetivo, os motivos foram a sua pouca divulgação e a burocracia e lentidão na concessão do benefício. O programa de acesso à língua estrangeira, na sua essência, não apresentou maiores críticas. O grande problema desse programa é o descompasso entre a oferta e a demanda de vagas, limitando o seu acesso. O programa vale livro se mostrou pouco eficaz devido, principalmente, ao seu pequeno benefício, apenas 10% de desconto, e a sua restrição para a compra de livros publicados somente pela editora da UnB. A avaliação dos RUs da UnB foram positivas. Exceto pela qualidade do suco e variedade do cardápio, em geral, as questões referentes a higiene, ao horário de funcionamento, a qualidade e quantidade da comida, entre outras, foram caracterizadas com uma qualidade boa, muito boa ou excelente. Tal como o RU, a avaliação da CEU foi positiva, destacando alguns problemas como o acesso limitado da internet, a falta constante de água e a indisponibilidade de servidores para a realização de pequenos concertos como, por exemplo, o de chuveiro queimado. Os resultados não indicaram um desempenho acadêmico inferior do aluno em vulnerabilidade socioeconômica e nem maiores problemas de assédio moral com esse perfil de aluno. Porém, os resultados sugeriram que dificuldades consequentes da necessidade de trabalhar, da insuficiência dos programas de assistência estudantil e da pior formação no ensino médio limitam o desempenho acadêmico do aluno em vulnerabilidade socioeconômica.

Palavras-chave: assistência estudantil, avaliação de políticas públicas, democratização do ensino superior.