curso de graduação em Gestão Ambiental foi criado em resposta à crescente demanda de formação profissional especializada na área ambiental, especialmente nos processos de mudança institucional rumo à sustentabilidade.
A formação do Bacharel em Gestão Ambiental é interdisciplinar, abrangendo as áreas de Administração e Economia, Ciências Biológicas, Exatas e da Terra e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Grau: | Bacharel | |
Limite mínimo de permanência: | 8 | |
Limite máximo de permanência: | 16 | |
Quantidade de Créditos para Formatura: | 186 | |
Quantidade máxima de Créditos no Módulo Livre: | 24 |
Perfil do Gestor Ambiental
O profissional formado em Gestão Ambiental na FUP poderá atuar em órgãos públicos, empresas e organizações não governamentais. Estará habilitado a propor e gerenciar soluções para problemas ambientais; a mediar conflitos socioambientais; a fiscalizar o cumprimento da legislação ambiental, internalizando assim o principio da sustentabilidade nas instituições públicas e privadas em que atuar.
Habilidades e competências
- reconhecer e definir, por meio de metodologias participativas, os problemas sócio-ambientais existentes nos processos produtivos, nos conflitos pelo acesso e uso dos recursos ambientais e nas demais questões que implicam em relações com o ambiente;
- avaliar, propor, decidir e intervir em cursos de ação, a partir de processos de gestão participativa, em que se evidenciam as relações, inter-relações e contradições observadas nos processos produtivos, conflitos pelo acesso e uso dos recursos ambientais e nas demais questões que implicam em relações com o ambiente;
- compreender as inter-relações entre as múltiplas dimensões do conhecimento e da realidade que afetam a realidade ambiental dos processos produtivos, que geram conflitos pelo acesso e uso dos recursos ambientais e as demais questões que implicam em relações com o ambiente ao se buscar estruturas sociais sustentáveis;
- atuar em grupos interdisciplinares, proporcionando um aprendizado contínuo, compartilhado e abrangente por toda a organização ou projeto;
- compreender de maneira aprofundada as questões ambientais dentro das organizações, buscando inovações nos modelos de gestão ambiental a serem implementados;
- contribuir para a formulação, execução, acompanhamento, análise e avaliação de planos, programas, projetos e atividades na área de gestão ambiental como, por exemplo: programas de gerenciamento de resíduos, de recursos hídricos, de áreas naturais protegidas, políticas públicas e difusão de tecnologias;
- conceber, desenvolver, implementar e documentar estudos de impacto ambiental (EIA) e relatórios de impacto ambiental (RIMA);
- conceber, desenvolver, implementar, documentar, certificar e auditar sistemas de qualidade tipo série 14000, FSC, entre outros;
- conhecer e monitorar na organização de vínculo a aplicação das leis e regulamentos, que regem as relações da sociedade com o ambiente;
- promover processos de educação ambiental formal, informal e não-formal em organizações e comunidades;
- conduzir pesquisa, estudo, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle de trabalhos nos campos das ciências ambientais;
- assessorar e administrar entidades voltadas para a defesa de interesses sócio-ambientais.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
>Regulamentação de Atividades Complementares
> Modelo de Ofício
Encaminha solicitação de créditos por Atividades Complementares. Uso obrigatório.
> Tabela de Pontuação
Instrumento para contagem estimativa dos créditos por Atividades Complementares. Uso obrigatório.
> Formulário para Recurso
Instrumento para contestação, por parte do estudante, do resultado da avaliação de solicitação de aproveitamento de Atividades Complementares.
MONITORIA
> Critérios e Formulário para Candidatura à Monitoria
REVISÃO DE MENÇÃO
> Resolução CEPE n. 006/86
Dispõe sobre o processo de revisão de menção final.
> Formulário de Revisão de Menção Final
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
> Ficha de Acompanhamento de Orientando
Instrumento a ser adotado pelo Orientador para registro das sessões de orientação realizadas com o orientando na elaboração do TCC. Uso recomendado.
> Ficha de Avaliação do Estudante
Instrumento a ser adotado pela Banca Examinadora para avaliação do TCC e desempenho do estudante em sua defesa pública. Uso obrigatório.
> Ficha de Desempenho do Orientando
Instrumento a ser adotado pelo Orientador para comunicar aptidão do estudante à defesa pública de TCC. Uso obrigatório.
> Formulário de Formalização de Orientação
Uso obrigatório.
> Modelo de Capa de TCC
Uso obrigatório.
> Modelo de Carta-Convite para Membros da Banca Examinadora de TCC
Uso recomendado.
> Modelo de Ficha Catalográfica de TCC
Uso obrigatório.
> Modelo de Folha de Aprovação
A Folha de Aprovação integra a versão final do TCC e deve ser assinada pelos membros da Banca Examinadora. Recomenda-se que o Orientador tenha a Folha de Aprovação em mãos no dia da defesa pública. Uso obrigatório.
> Modelo de Folha de Rosto do TCC
Uso obrigatório.