22 maio

SEMINÁRIO REPENSANDO OS PPPs

A universidade pública e sua práxis integradora pautada nos interesses coletivos, na formação baseada em um paradigma emancipatório/transformador da realidade: O caso da UFPR Litoral

Local: Faculdade UnB de Planaltina | Auditório Augusto Boal

Dia 25/05-18 | Horário: das 13 às 16 h

Mesa: Coordenação – Jair Reck

Expositores (as): Prof. Dr. Valdo José Cavallet – UFPR-Litoral

Estudantes Petian@s da Educação do Campo:

– Contextualização da UFPR Litoral – Ana Cláudia Pereira Arruda;

– Três eixos pedagógicos: Projetos de Aprendizagem, os Fundamentos Teórico-práticos e as Interações Culturais e Humanísticas – Cassiana Rosa dos Santos e Eva Santana Alves Borges;

– Relato de vivência fruto do Intercâmbio na UFPR Litoral – Helton dos Santos Cardoso.

Debatedores (as):

Diretor da FUP- Prof. Dr. Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril;

Coordenadora da Ledoc- Eliene Novaes Rocha; Coordenadores (as) da Licenciatura em Ciências Naturais – diurno e noturno respectivamente, Porf. Dr. Paulo Eduardo de Brito e Prfa. Dra. Anete Maria de Oliveira; Coordenadora do curso de Gestão Ambiental, Porfa. Dra. Tânia Cristina da Silva Cruz, e Coordenadora da Gestão do Agronegócio, Profa. Dra. Luciana de Oliveira Miranda.

Objetivo geral

Compreender como se dá a práxis pedagógica/epistemológica que busca articular a formação discente e as possibilidades de transformação da realidade.

Síntese da temática em diálogo:

A UFPR Litoral desponta como um projeto de expansão institucional de caráter inovador, sustentado por fundamentos emancipatórios de desenvolvimento e aprendizagem, onde procuram a promoção da educação pública integrada, visando o desenvolvimento sustentável de toda a região litorânea do Paraná. A proposta pedagógica da UFPR Litoral é baseada em projetos e desenvolvida junto às comunidades locais, buscando contribuir decisivamente para o desenvolvimento científico, econômico, ecológico e cultural. Isso propicia uma forte interação entre a comunidade da UFPR Litoral e a comunidade litorânea na construção de um novo ciclo de desenvolvimento regional.

Para alcançar esses objetivos: a proposta pedagógica segue uma organização curricular diferenciada. Ao invés de disciplinas, os estudantes cursam módulos, cuja estrutura é mais flexível e aberta a atender as demandas de cada turma. As atividades de Integração Cultural e Humanística e os Projetos de Aprendizagem completam o currículo. Sendo assim, são três os grandes eixos de aprendizagem: Fundamentos Teóricos Práticos (FTP); Projetos de Aprendizagem (Pas); Interações Culturais e Humanísticas (ICH).

Nesse sentido, buscam implementar uma educação com caráter omnilateral, para que os estudantes possam crescer em todas as dimensões, com capacidade intelectual pautada em valores para serem sujeitos proativos, com autonomia, responsabilidade e solidariedade.

Reconhecendo que a desigualdade presente na sociedade não é um fato natural, mas um processo de construção social, portanto, sujeito a mudanças, na qual a universidade deve atuar na formação e no engajamento das pessoas na busca de transformar tais contradições.

Desde o início da vida acadêmica a Universidade busca situar o estudante acerca das questões ambientais, culturais, políticas, econômicas e sociais, unindo a teoria e a prática.

O processo educativo foi organizado em três eixos: Projetos de Aprendizagem, os Fundamentos Teórico-práticos e as Interações Culturais e Humanísticas. Que são trabalhados no decorrer da semana e divididos por semestres.

Projetos de Aprendizagem: Nesse espaço os alunos desenvolvem projetos que ampliam a aprendizagem, aliando interesses pessoais com as necessidades da comunidade, orientados por professores que os estimulam e desafiam a construir processos autônomos na busca do conhecimento.

Fundamentos Teórico-práticos: são selecionados com base nas diretrizes curriculares de cada curso e nos saberes necessários a execução dos projetos de aprendizagem. São organizados por módulos que contemplam uma abordagem integrada e contextualizada do conhecimento.

Interações Culturais e Humanísticas: Visa possibilitar a sensibilização, a compreensão e valorização da cultura local e articular os saberes científicos, culturais, populares e pessoais. Esse espaço constitui-se de oficinas oferecidas por docentes, discentes e membros da comunidade. Os  estudantes inscrevem-se nas oficinas que lhes despertam a atenção, viabilizando dessa forma a participação e a integração entre pessoas dos diversos cursos do campus.

O currículo está organizado em fases:

Primeira fase: Conhecer e Compreender. Compreensão crítica da realidade.

Segunda fase: Compreender e propor: aprofundamento metodológico.

Terceira fase: Propor e Agir: transição para o exercício profissional.

Organização: Projeto de Pós Doc. Prof. Jair Reck; Grupo PET- Sabores e Fazeres da Educação do Campo. Parceria com a Direção da FUP e Coordenações dos Cursos.

Projeto de extensão – Ledoc itinerante: seminário das escolas e comunidades de inserção.

Obs: SERÁ OFERECIDO CERTIFICADO @S PARTICIPANTES.