20 abr

AULA ABERTA | As cores da luz e o tingimento de tecidos feitos na comunidade kalunga Vão de Almas

20/04 (terça-feira), 19h, teremos uma aula aberta, uma conversa sobre o tingimento de tecidos com pigmentos naturais (extraídos de plantas) e a relação dessa prática com conceitos de Física e Química.

Participarão da conversa o estudante da LEdoC Valdeir Fernandes da Cunha, da comunidade Kalunga Vão de Almas que está fazendo TCC sobre o tema; a professora de ciências Rute Soares Valente, licenciada em Educação do Campo e divulgadora te técnicas de tingimento artesanal; e o professor Gerson Mol, do Instituto de Química da UnB que tem trabalhos publicados sobre a tecelagem artesanal no ensino de ciências.

Link para acesso: https://abre.ai/cxZq

Essa é uma aula aberta do componente curricular “Luz, ondas e a vida no campo”, da Licenciatura em Educação do Campo da UnB. Nas aulas abertas, discutimos a relação de conceitos estudados no componente com contextos do campo. Todas/os que se interessarem pelo tema estão convidadas/os a participar. Quem não estiver matriculado no componente pode se inscrever para participar das aulas e receber certificado como atividade de extensão. Seguem abaixo instruções de como fazer.

Dúvidas: nathancp@unb.br

Como se inscrever no evento de extensão?

Quem não está matriculado no componente curricular, pode aproveitar as aulas abertas como evento de extensão. Isso dá possibilidade ao participante de receber um certificado de participação. Para isso, siga os passos:

1. Entre no sistema de eventos de extensão da UnB: https://sig.unb.br/…/ext…/loginCursosEventosExtensao.jsf
  2. Entre com seu e-mail e senha do SIGAA-UnB, ou clique em “Ainda não possuo cadastro!” se não tiver.
  3. Clique em “Cursos e Eventos Abertos” no menu da esquerda.
  4. Em “Título da Ação” digite “aulas abertas” e clique na seta verde ao lado de “Ciclo de aulas abertas de “Luz, ondas e a vida no campo””
  5. Preencha as informações pedidas e clique em “Confirmar inscrição” (não precisa enviar nenhum arquivo).
  6. Ainda não acabou! Clique em “Página inicial” e repita o procedimento para localizar novamente o Ciclo de aulas abertas. Então clique no quebra-cabeças ao lado da seta verde, para ir para a inscrição nas mini-atividades.
  7. Se inscreva nas aulas em que pretende participar. Você receberá um certificado para cada uma que participar. Segue a programação de aulas e horários:
    • 01/04, 19h – Ondas eletromagnéticas em um projeto de internet comunitária na comunidade kalunga Vão do Moleque (já ocorrido);
    • 15/04, 19h – As cores da luz e o tingimento de tecidos feitos na comunidade Kalunga Vão de Almas;
    • 27/04, 19h – Instrumentos óticos e a observação do céu;
    • 11/05, 19h – Integração entre Física e cultura popular na Educação do Campo.