08 jul

Aos Estudantes, docentes e corpo técnico da FUP.

Nesse comunicado atualizaremos a comunidade acadêmica da FUP acerca das ações que estão sendo tomadas pela administração da UnB para a retomada das atividades de ensino de modo remoto.

Há cerca de dois meses foi criado o Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação – CCAR, que tem realizado diversas reuniões e levantado dados para subsidiar o retorno das atividades na UnB. Foram propostas cinco etapas de retorno sendo a primeira, a ETAPA 0, aquela que não prevê atividades presenciais na universidade, mas o uso de recursos tecnológicos para atividades remotas de ensino. Uma das importantes ações do CCAR foi a elaboração de uma Pesquisa Social com a comunidade universitária a respeito de saúde, condições de acesso às tecnologias de comunicação entre outros aspectos.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE reuniu-se em 02/07/2020 quando foram apresentados os dados preliminares dessa pesquisa, que teve taxa de resposta de 40,6% para o corpo técnico, 77,7% para professores, e 50% para estudantes. Nessa reunião do CEPE também foi apresentada uma minuta de Resolução para organizar o retorno às aulas (veja a minuta aqui). Essa minuta deverá ser votada na próxima reunião do CEPE, e se aprovada, deverá ser indicado um prazo para a organização de todos para o retorno às atividades.

A pesquisa social deixou claras as diferenças da FUP em relação aos demais campi. Por exemplo, enquanto a média dos estudantes que não tem computador em casa é de cerca de 6%, na FUP essa proporção é de 22%. Esse é apenas um indicador de que o retorno das atividades de graduação na FUP será gradual, e que a lista de oferta inicialmente praticada deverá sofrer um robusto redimensionamento de forma a não submeter nossa comunidade a mais sofrimento do que a pandemia já vem causando.

Enquanto durar a pandemia, a UnB flexibilizará da forma mais ampla possível as possibilidades de permanência, facilitando trancamentos que não implicarão em processos de desligamento, assim como as possibilidades de oferta de créditos por professores.

O Decanato de Assuntos Comunitários está preparando editais de inclusão digital e estão sendo elaboradas ações de empréstimo de computadores da UnB para os que necessitarem.

Cada unidade terá liberdade para organizar sua estratégia interna para o retorno de acordo com suas especificidades. No caso da FUP, informamos que as discussões estão sendo feitas no âmbito dos Colegiados e Conselho da FUP, e que estão sendo consideradas todas as possibilidades, tendendo para o substantivo rearranjo da lista de oferta.

Solicitamos que usem os canais de comunicação com os coordenadores de graduação ou o email fup@unb.br para relatar especificidades, fazer sugestões e apresentar dúvidas.

Cordialmente,

Direção da FUP