10 jul

Aos Estudantes, docentes e corpo técnico da FUP.

Comunicamos que ontem na reunião do CEPE, dando prosseguimento ao planejamento do retorno as atividades acadêmicas, foi realizada, novamente, a leitura da minuta de retorno às atividades com apresentação de destaques a partir de reuniões com os diretores de unidade e coordenadores de cursos de graduação. É importante a apreciação da minuta, pois as reuniões do CEPE estão sendo semanais e provavelmente na próxima quinta-feira (16/07) a minuta deverá ser apreciada e colocada em votação.

Foi também apresentada uma proposta de data para o início das atividades remotas na Universidade de Brasília, sendo aprovado, por 44 votos favoráveis, 14 votos contrários e 6 abstenções, o dia 17/08/2020 para início das atividades do semestre. O calendário acadêmico não foi deliberado em detalhes, não havendo até então o entendimento claro de data final para o semestre.

Reforçamos a importância de continuarmos as discussões internas para nos prepararmos da melhor maneira possível para o retorno. No âmbito da FUP a próxima semana será usada pelos cursos para a construção das propostas de atividades de retorno, e a proposta da FUP será consolidada pelo Conselho no dia 20/07. É importante, nesse momento de elaboração das propostas, que todos tenham consciência de que parte elevada dos estudantes dispõe de condições muito limitadas de estudo em casa, com acesso reduzido à internet, e muitos desafios de ordem econômica e de saúde mental diante do cenário provocado pela pandemia. A manutenção de uma oferta integral de disciplinas aos que têm acesso à internet e a alternativa de trancamento aos que não tem não nos parece ser nossa única alternativa. O acesso às plataformas virtuais não tem se mostrado trivial, e ainda que estejam sendo construídas ações de doação de computadores e apoio financeiro para a contratação de pacotes de acesso à internet rápida, muitos estudantes são residentes em áreas rurais nas quais não há cobertura de internet.

Confiantes na capacidade e criatividade dos professores e professoras da FUP, solicitamos que esse contexto seja considerado no sentido de que os fóruns de cursos revejam cuidadosamente a oferta de disciplinas e que sejam consideradas, na medida do possível, estratégias pedagógicas mais independentes das possibilidades de acesso à rede digital. Sobretudo para atender os estudantes nas zonas rurais, que sejam consideradas possibilidades de estudos dirigidos diversos, inclusive com uso de materiais impressos. Nesse caso, a estratégia e logística de impressão e distribuição dos materiais será elaborada pela Direção em conjunto com os cursos.

Cordialmente,

Direção.