17 ago

Na manhã desta quinta-feira (17), no Auditório Augusto Boal, a diretora da Editora UnB, Germana Henriques, reuniu-se com docentes da FUP para debater sobre novas políticas editoriais, selos e parcerias.

Comprometida com a difusão de pesquisa e produção intelectual da Universidade de Brasília, a diretora visa desenvolver políticas que impulsionem as publicações, superando uma lógica de demandas individuais, com um olhar que contemple de maneira uniforme a universidade e seus campi. “Nós fazemos uma gestão para a autonomia universitária, para o acesso e democratização do ensino. Portanto, todas as políticas que temos pensado na editora têm fundamento em ações que sejam estruturais, que sejam duradouras’’, afirmou Germana.

Dentre as propostas da nova gestão estão os selos editoriais, que, de acordo com Germana, “devem atender a toda comunidade acadêmica’’. O selo “Ensino de Graduação’’ pretende lançar livros que atendam à graduação, abordando temáticas ligadas ao dia-a-dia da sala de aula como metodologias de ensino. Mais dois selos foram citados: “Pesquisa, Inovação e Ousadia” e “UnB Livre”.

Para Germana, o principal desafio da editora é o processo de modernização. Para alcançar o desafio, a editora articulou uma série de intercâmbios com outras editoras universitárias como EDUFPA e a Editora da Unesp, bem como parcerias de comercialização com várias editoras nacionais. Outros caminhos apontados por Germana contemplam a reestruturação da loja da editora no Centro de Vivência do campus Darcy, a implementação de pontos de venda nos campi – incluído o da FUP, que entrará em funcionamento em breve, o uso das mídias sociais e a produção e comercialização de e-books.

Novas regras para submissão de publicações também foram apresentadas na reunião com os docentes da FUP. Segundo Germana, os interessados terão que adotar normas técnicas, aplicando as normas da ABNT e, preferencialmente, revisões por conta própria, a fim de agilizar o processo de publicação.

Para mais informações sobre as políticas de submissão, acesse o site da Editora UnB aqui.

Foto: Felipe Canova/SECOM FUP