10 ago

A Universidade de Brasília torna público o edital para vagas de graduação em Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) com inscrições abertas até 31 de agosto. São oferecidas 140 vagas na modalidade presencial, em regime de alternância. O ingresso da primeira turma ocorrerá no primeiro semestre de 2018, e a segunda turma no segundo semestre de 2018.

O edital destina-se à população do campo com ensino médio completo ou em fase de conclusão. O candidato não deverá possuir formação superior.

‘’O curso de Licenciatura em Educação do Campo torna-se importante, pois é o único curso da universidade que visa a formação de professores voltada especificamente para a atuação nas escolas do campo. Embora tenhamos muitos cursos de licenciatura na universidade, nenhum possui tal especificidade, seja pela organização em alternância, seja pela proposta metodológica de conteúdo do curso’’, afirma a coordenadora do curso em Licenciatura em Educação do Campo, Eliene Rocha.

Atualmente, 201 estudantes oriundos de territórios quilombolas, assentamentos e acampamentos da reforma agrária estão matriculados no curso, lecionado no campus Planaltina. A maior parte dos alunos pertence ao território quilombola Kalunga, Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás. ‘’O restante do nosso curso é de alunos assentados da reforma agrária, como é o caso de Flores de Goiás‘’, enfatiza Eliene.

Presente na FUP desde 2007, a LEdoC surge da demanda dos movimentos sociais rurais e  tem como objetivo manter a população jovem no campo, oferecendo oportunidades de emprego e de envolvimento com a comunidade de origem, bem como capacitar seus egressos para a atuação em organizações sociais, dando continuidade aos projetos pedagógicos em parceira com a universidade.

Confira e divulgue o edital.