23 ago

Na última terça-feira (22), o projeto de extensão CalangArte realizou a 3° edição da Feira Solidária e Ecológica (SolEco) na FUP.  Coordenado pelo professor Ricardo Neder e fomentado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), o projeto teve início no primeiro semestre de 2017.

Pautados nos princípios da economia solidária, os estudantes que compõem o projeto enfatizaram o objetivo do evento no campus. ‘’ A gente sai um pouco da sala de aula. Temos disciplinas como a ‘’Sociologia do Ambientalismo’’ que nos ajudam a colocar em prática alguns conceitos. Muitos estudantes também são produtores, e não possuem espaço para a comercialização dos seus produtos. A Feira é a possibilidade de vender o excedente’’, afirmou Maycon Lima, estudante de Gestão Ambiental.

Com bancas de alimentos, livros, roupas e artesanatos, os expositores interagiram com estudantes e servidores na troca de materiais e saberes. O evento reúne desde egressos até assentados da reforma agrária, visando à integração do campus com a comunidade. ‘’É a primeira vez que estou participando. Fui convidado por um estudante do projeto. Com a atual conjuntura política, a faculdade torna-se um espaço muito importante para nós produtores. É importante trazer o produto orgânico para a faculdade’’, argumentou Edleuson Silva, produtor rural do pré-assentamento Roseli Nunes.

Clara Sales, egressa de Gestão Ambiental, trouxe o Sebo e Brechó Vênus para o evento. ‘’Há alguns meses comecei com o Brechó. Sempre faço trocas com outros feirantes e participo de feiras populares. A Feira é importante porque mostra a economia solidária para as pessoas, a prática do comércio justo, e incentiva a compra de pequenos produtores’’, explicou a estudante.

O projeto ganhou recentemente um espaço para a produção de peças de arte com materiais reciclados, apresentações culturais e encontros com a comunidade acadêmica, a fim de proporcionar a troca de saberes e acesso aos produtos de base agroecológica. ‘’Acredito que a Feira é uma forma alternativa de comercialização onde há ressignificação das tradições populares, interação com a comunidade do entorno e a faculdade, proporcionando acesso aos alimentos orgânicos, cultura, arte e sustentabilidade. Queremos que o evento ganhe mais espaço, e que os frequentadores do campus desenvolvam o sentimento de pertencimento com as atividades’’, enfatizou Priscilla Castro, estudante de Gestão Ambiental.

‘’O calangArgte traz para  a FUP oficinas de artesanatos com PET’s, sementes, linhas, papéis, copos descartáveis, customização entre outros. Estamos na 3° edição da Feira e projetamos que a mesma ocorra quinzenalmente. A cada dia o evento vem ganhando mais expositores e fortalecendo parcerias voluntárias’’, complementou Fernanda Keller, estudante de Gestão Ambiental.

Fotos: Reprodução/Projeto CalangArte