09 nov

Na tarde desta quarta-feira (8) aconteceu a abertura do I Simpósio Nacional em Socioeducação, no auditório do ParlaMundi da LBV. O Simpósio acontecerá de quarta (8) a sexta-feira (10), sob o tema ‘’A escolarização e o atendimento socioeducativo em perspectiva’’. O evento reunirá durante os três dias, estudantes e pesquisadores de diversas regiões do país, representantes de órgãos públicos e instituições de ensino superior do DF.

O Simpósio é oriundo das atividades realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Socioeducação (GEPDHS) da Universidade de Brasília (UnB), e tem como objetivo debater a socioeducação voltada para adolescentes autores de atos infracionais.

‘’o Simpósio Nacional em Socioeducação revela a importância da universidade na construção de uma educação mais emancipatória. Quando temos a oportunidade de envolvimento em um evento como este, podemos dialogar com setores da sociedade que estão em situação de vulnerabilidade – como os jovens que são atendidos com ações socioeducativas – e com a formação desses atores’’, explica a decana de extensão (DEX) da UnB, Olgamir Amancia.

A coordenadora do Simpósio, professora Cynthia Bisinoto, da Faculdade UnB Planaltina (FUP), aborda a repercussão do evento no atual momento histórico e social do país. ‘’Temos alguns dados que mostram que o Simpósio é um marco: no prazo de 22 dias recebemos a submissão de 109 trabalhos, os quais somados totalizam 135 trabalhos a serem apresentados e debatidos nos próximos dias. Em apenas 13 dias recebemos 500 solicitações de inscrições para participação no evento, o que nos levou a fechar antecipadamente as inscrições’’, concluí a docente.

O professor e vice-diretor da Faculdade UnB Planaltina (FUP), Reinaldo Miranda, enfatiza a ações realizadas no campus Planaltina que contemplam as temáticas do evento. ‘’Este Simpósio foi concebido por meio de um projeto de extensão, que trouxe a temática da socioeducação para nosso campus, as atividades apresentadas aqui estão engessadas com as nossas práticas na instituição’’, diz o docente.

As inscrições online para o evento encontram-se encerradas. No entanto, interessados em participar dos debates, possuem livre acesso ao local de realização do evento.

Confira a programação do Simpósio no site: http://eventos.ceag.unb.br/sns/

Abertura do Simpósio com o grupo de rap feminino Donas da Rima.