22 ago

Nesta sexta-feira (25), a partir das 14h, no Auditório da UEP (prédio original da FUP), inicia-se o minicurso “Vivência em Bioconstrução”, sob a coordenação do permacultor Geraldo Hermes Bertelli. O minicurso será realizado em três etapas, com foco na reconstrução da Praça Rebendoleng, que se encontra sob o pequizeiro, entre os dois edifícios acadêmicos da FUP: a Unidade de Ensino e Pesquisa (UEP) e a Unidade Acadêmica (UAC).

A primeira etapa enfocará a técnica de superadobe, para a reconstrução da estrutura dos bancos da praça, e será realizada de sexta a domingo, tendo início às 14h de sexta-feira e término no domingo, às 12h.

A segunda etapa será dedicada à técnica de ferro e cimento, para finalização da estrutura dos bancos, e deve ocorrer entre os dias 22 e 24 de setembro. A terceira e última etapa, pintura natural e mosaico para decoração dos bancos, integrará a programação da Semana Universitária na FUP, sendo realizada nos dias 26 e 27 de outubro.

A Praça Rebendoleng já é parte da história do campus. Construída em superadobe, por estudantes da Gestão Ambiental em 2011, a praça recebeu esse nome em homenagem ao Seu Geraldo, cujo sítio em São João d’Aliança – GO tem o mesmo nome. Desde a sua construção, a Praça Rebendoleng já foi palco de aulas, saraus e feiras, constituindo-se em um dos lugares de memória do campus de Planaltina. Passados alguns anos, os bancos da praça precisam de reforma, dando a oportunidade para mais uma vivência em torno da bioconstrução e da gestão coletiva da FUP.

Interessados em participar do minicurso podem realizar sua pré-inscrição até o dia 23 de agosto, mediante o preenchimento de formulário eletrônico que se encontra disponível aqui.

Mais informações pelo e-mail: monicacrnogueira@gmail.com.