03 ago

Convidamos toda a comunidade acadêmica para a palestra de abertura do semestre letivo 2/2017 do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais (PPGCA) da UnB/FUP.

Palestrante: Mercedes Maria da Cunha Bustamante

Título da Palestra: Desafios Ambientais: integrando Ciência e Gestão

Local: Auditório Augusto Boal (UnB/FUP)

Dia: 17 de agosto de 2017

Horário: 18:00 h

A Profa. Mercedes Bustamante é orientadora permanente do PPGCA, professora titular da UnB, pesquisadora 1B do CNPq, possuindo mais de 110 artigos, livros e capítulo de livros publicados. Também apresenta uma grande experiência em orientações de mestrado e doutorado, contando com  mais de 33 mestres/doutores formados sob sua orientação. Abaixo seguem algumas outras importantes informações sobre a nossa palestrante.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1988) e doutorado em Geobotânica – Universitat Trier (1993). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrado, mudanças no uso da terra, biogeoquímica, mudanças ambientais globais. Co-coordenadora do capítulo “Agriculture, Forestry and Other Land Uses” do 5o. Relatório do Working group 3 (Mitigation) do Intergovernmental Panel on Climate Change – IPCC (2011-2014). Co-coordenadora do Grupo de Trabalho “Mitigação” do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, responsável pela elaboração do relatório técnico sobre Mitigação de Mudanças Climáticas no Brasil (2011-2014). Representante da América Latina na International Nitrogen Initiative (2010-2013). Membro do Comitê Científico N2O Report – United Nations Environment Programme (UNEP) (2013) e do Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP) (2007-2012). Membro do Independent Science Panel do Programa Climate Change, Agriculture and Food Security (CCAFS/CGIAR) (2015-2017). Coordenadora Geral de Gestão de Ecossistemas (2011-2012), Diretora de Políticas e Programas Temáticos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (2012-2013) e Diretora de Programas e Bolsas no País da CAPES (2016). Co-coordenadora do capítulo “Drivers of Changes” do Regional Assessment for the Americas do Intergovernmental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES). Membro do Comitê Científico Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos – BPBES (2016/2018). Membro eleito da Academia Brasileira da Ciências.