21 out

mating

Escolher um parceiro não é um dilema apenas para nós humanos. Os animais, especialmente as fêmeas, também dedicam muito cuidado a essa escolha. Um recente estudo publicado pelo Professor Eduardo Bessa (FUP-UnB) e sua ex-aluna Raiane Cavalheiro analisou a escolha de parceiros em uma espécie nativa de jabuti. Entre as teorias vigentes, uma diz que as fêmeas preferem machos saudáveis, outra propõe que são os machos socialmente dominantes que atraem mais as fêmeas. O problema é que, em geral, só chegam à condição de dominantes os machos mais saudáveis, sendo portanto difícil testar qual a melhor explicação. Os jabutis se mostraram uma boa oportunidade, já que os machos dominantes precisam patrulhar a área e, com isso, acabam sendo mais parasitados por carrapatos, que além de anemia ainda transmitem outras doenças. Assim, os autores puderam testar as hipóteses e demonstrar que o macho saudável é preferido pela fêmea ao macho dominante.O estudo acaba de ser publicado numa edição especial da revista Oecologia Australis sobre Ecologia Comportamental, área de especialidade do Professor Bessa.

Acesse aqui o artigo completo.
Eduardo Bessa é responsável pela disciplina de Zoologia na FUP e orienta mestrandos interessados em Comportamento Animal no Programa de Pós-graduação em Ecologia da UnB.