11 dez

Uma série de atividades envolvendo a Faculdade UnB Planaltina e a Escola Parque da Natureza de Brazlândia deram início, em 2017, à produtiva parceria que tem tudo para se fortalecer em 2018

No dia 18 de agosto foi realizada na EPNBraz o exame de qualificação da pesquisa de mestrado de Simone Menezes, a supervisora pedagógica da escola, mestranda do Mestrado Profissional em Artes (Profartes) da UnB. O orientador, professor Rafael Villas Bôas, e o diretor da FUP, Marcelo Bizerril, estavam na banca, cujo título é “Escola Parque da Natureza de Brazlândia – Utopias Educacionais”.

No mês de setembro, no dia 06 o professor Marcelo Bizerril levou uma turma de pós-graduação da disciplina Comunicação e Educação Ambiental, dos programas Ensino de Ciências e Educação em Ciências para conhecer a escola, e decidiram realizar um documentário sobre a proposta pedagógica da escola, entrevistando toda a comunidade escolar.

O professor Rafael levou, no dia 22, a oitava turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo para conhecer a escola no momento em que lecionava Práticas Pedagógicas com a turma. Na ocasião foi exibido o quarto episódio do programa Revoluções produzido pelo grupo de pesquisa e programa de extensão Terra em Cena, que contou com a participação dos estudantes da turma, e eles explicaram para a comunidade escolar como funciona a Licenciatura em Educação do Campo.

No mês de outubro a turma de pós-graduação retornou à EPNBraz para produzir o vídeo, no dia 04 e, no dia 10, os professores Osanette Medeiros, Nathan Pinheiro e Elizana Monteiro levaram a sétima turma da LEdoC para conhecer a escola.

No dia 06 de dezembro a equipe de Direção da EPNBraz visitou o campus de Planaltina da UnB. Na ocasião as direções da escola e da faculdade discutiram sobre os pontos de convergência que favorecem o fortalecimento da parceria: Planaltina e Brazlândia são as cidades mais antigas do DF, ambas tem forte demanda pela educação patrimonial e ambiental, os projetos pedagógicos de ambas são interdisciplinares e articulam interfaces entre agroecologia, cultura e educação ambiental; ambas instituições se constituem como pólos de produção e circulação de cultura e pesquisa e buscam intensificar a relação com as comunidades das regiões em que atuam.

Na reunião foi exibida a versão final do documentário produzido pela equipe da FUP sobre a EPNBraz e discutimos meios de estreitar os vínculos: pela oferta de estágios para nossos estudantes das licenciaturas, por meio dos intercâmbios de experiências formativas, pelos projetos de extensão, com a realização de mostras fotográficas, audiovisuais, debates, etc. Ficou acordado que na segunda semana de fevereiro de 2018 promoveremos no dia 07 de fevereiro uma visita do corpo docente da EPNBraz à FUP e no dia 08 uma visita de professores, servidores técnicos e estudantes da FUP à EPNBraz, para conhecer a estrutura e proposta pedagógica da escola, e apresentarmos alguns dos projetos de extensão e pesquisa que realizamos na FUP, buscando ampliar as parcerias com o grupo de educadores da Escola Parque da Natureza de Brazlândia.

Visita da 8° turma da LEdoC na EPNBraz Estudantes, corpo docente e funcionários de ambas instituições passam um dia compartilhando experiências

Visita da 7° turma da LEdoC na EPNBraz Momento de troca de saberes no viveiro da EPNBraz.