21 nov

A Faculdade UnB Planaltina (FUP) recebeu, na noite da última segunda-feira (20), diversos coletivos para a Abertura da Semana da Consciência Negra na FUP.  Compuseram a mesa, Pai Joel, representante da Casa Ilé Asè Eiyelé Ogé Ase OgodoAse Osumaré, Oliver Oliveira, representante do Conselho de Cultura de Planaltina, Jadson Lima, estudante da FUP, Lys Guevara, estudante da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), Adriana Gomes, integrante do coletivo Panteras Negras, Karine Helen, da comunidade de Planaltina e o diretor do campus, Marcelo Bizerril,  e o vice-diretor, Reinaldo Miranda.

A Semana foi organizada pelos coletivos FUPerifa, Poesia nas Quebradas, Casa Verde Jardim Cultural, Família Mestre D’armas, Vale Jovem e o Movimento de trabalhadoras e trabalhadores por direito (MTD), e tem por objetivos levantar debates sobre o acesso da população negra nas universidades, avanço de políticas públicas, tolerância religiosa e a reflexão sobre a ancestralidade afro-brasileira.

O coletivo Fuzuê, da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), foi a grande atração do primeiro dia do evento. Com a peça teatral ‘’Fuzuê’’, o coletivo traça uma linha do tempo – desde os primórdios do sistema escravocrata até os dias atuais – evidenciando as diversas faces do racismo, ainda tão presente no cotidiano da população negra e periférica.

A Casa Ilé Asè Eiyelé Ogé Ase OgodoAse Osumaré encerrou as atividades do dia 20 com uma roda de samba, trazendo batuques e cantos de origem afro-brasileira.

Semana da Consciência Negra