06 fev

As atividades de Boas-Vindas aos calouros deste ano estão a todo vapor. Desde o dia 5, os selecionados pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) e Sistema de Seleção Unificada (SISU), chegam à FUP para a realização do registro acadêmico.

Os tutores Andrea Amaral, Jeferson Queiroz, Eliane Moreira e Edeltrudes dos Santos, estudantes do curso de Ciências Naturais, contam suas experiências com a recepção dos calouros e seus familiares. Os estudantes foram selecionados por meio do Edital DEG 15/2017, e recebem, ao final das atividades, dois créditos de extensão. O Edital é uma parceria dos decanatos de Ensino de Graduação (DEG), de Assuntos Comunitários (DAC) e de Extensão (DEX).

Para Andrea, as atividades de Boas-Vindas deveriam ser obrigatórias nas universidades, pois ajudam na adaptação dos novos estudantes no ambiente acadêmico. ‘’Pra mim é importante porque o pessoal que vem de longe, como a Ledoc, tem acesso à informação. É uma troca de experiência’’. Segundo ela, o atendimento para os calouros da Licenciatura em Educação do Campo apresenta um caráter mais acolhedor, enquanto que o atendimento para os selecionados do PAS e SISU torna-se mais informativo. ‘’O pessoal do SISU e PAS é um pessoal mais jovem, sabem como funciona o processo de matrícula’’, diz.

Jeferson Queiroz participa pela primeira vez das atividades e diz que pode proporcionar aos demais o que ele não teve ao ingressar na faculdade. ‘’Podemos dar informações básicas sobre as disciplinas, como adiantar o curso, mostrar o que a faculdade tem para oferecer aos calouros’’, explica. Eliane Moreira também compartilha da visão do colega, e conta que os calouros ‘’se sentem abraçados e acolhidos’’.

Edeltrudes dos Santos chegou a fazer o treinamento para as atividades do ano passado, no entanto, sua experiência com a recepção dos novos estudantes se concretizou apenas este ano. Para ela, a experiência torna-se incrível ao ver os pais dos calouros ‘’com os olhos brilhando’’. A estudante diz que não foi recepcionada ao ingressar na faculdade, e que, com as Boas-Vindas, os calouros ‘’chegam com outro olhar sobre o campus’’.