12 jan

A Faculdade UnB Planaltina recebeu, entre os dias 8 a 12 de janeiro, o Curso de Especialização lato sensu em Língua Portuguesa Aplicada ao Ensino Básico, no auditório 2 da Unidade Acadêmica (UAC). O Curso reuniu egressos da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC).

As professoras e coordenadoras pedagógicas Rosineide Magalhães de Sousa (FUP) e Roberta Rocha Ribeiro (UFT), e o coordenador-geral, professor Djiby Mané (FUP), juntamente com a equipe de professores e colaboradores Renato Rezende, Silvia Naara Oliveira, Vângela Fontenele, Paula Rodrigues, Sebastião Silva (UFT), Gilberto Araújo (UFT), Ana Cotrim, Osanette Medeiros, Eliene Rocha, Nilma Honorato, Paulo Marques e Esther Marques, ministraram aulas para cerca de 40 egressos provenientes do norte do Goiás, Formosa, Tocantins e DF.

Segundo a professora Rosineide, o Curso foi criado conforme a solicitação dos egressos da Licenciatura em Educação do Campo com habilitação na área de linguagem e linguística. ‘’Os egressos foram ministrar suas aulas e sentiram a necessidade de uma formação continuada, e pediram para nós —­ professores e colaboradores — a elaboração do Curso’’, afirmou.

Como parte do Projeto de Pesquisa do Grupo Sociolinguística, Letramentos Múltiplos e Educação, certificado pelo CNPQ, a Especialização tem como objetivo a formação de professores a partir da metodologia do letramento como prática social. ‘’Trabalhamos com a inclusão das comunidades quilombolas e dos professores que trabalham nas escolas do campo. Eles sentem a necessidade de oferecer uma educação de qualidade nas escolas, que às vezes recebem um ensino precário’’, concluiu Rosineide.

O Curso encontra-se na primeira etapa abordando os temas: Letramento como Prática Social e Língua Portuguesa com base na Sociolinguística, com carga horária de 405 horas. Ao final do primeiro semestre de 2019, totalizando 6 etapas, serão produzidos materiais didáticos para utilização nas salas de aula na concepção dos múltiplos letramentos. ‘’Temos uma grande preocupação em saber como está sendo o trabalho de língua portuguesa nas escolas, principalmente no que diz respeito aos letramentos múltiplos: a leitura, escrita, novas tecnologias digitais, e a circulação dos textos na sociedade’’, enfatizou Rosineide.