29 mar

A cerimônia simbólica de entrega dos livros em braile pela Secretaria de Editoração e Publicações (SEGRAF) do Senado aconteceu na manhã da última terça-feira (27), e contou com a participação da professora Bianca Carrijo, da Faculdade UnB Planaltina (FUP), responsável por receber aproximadamente 70 obras com títulos diferenciados.

O evento foi realizado na sede da Secretaria, reunindo diretores, chefes e coordenadores. Dentre eles, Fabrício Ferrão, diretor da SEGRAF; Aloysio Vieira, coordenador de Edições Técnicas (COEDIT); Thomas Jefferson, chefe de Serviços de Multimídia (SEMID); Marinete Brito e Letícia Torres, chefes de Serviços de Impressão em Braile (SEIB).

A doação dos volumes foi mediada por Flávio Faria, diretor adjunto do Jornal do Senado, que possibilitou a entrega dos materiais para a biblioteca da FUP, Faculdade de Educação (FE/UnB) e o Laboratório de Apoio em Pesquisa de Ensino em Ciências (LAPEC/FUP).

De acordo com a professora Bianca, devido à doação, a biblioteca da FUP ganhará uma nova sessão com volumes em braile. ‘’Somos uma faculdade recente que faz parte do projeto de expansão da Universidade de Brasília, que abrange mais três unidades localizadas em Ceilândia, Gama e Planaltina. No nosso campus – Planaltina – um dos enfoques é justamente trabalhar com a educação. Temos quatro cursos dos quais dois são voltados para a educação. São cursos que pensam a inclusão, como a Licenciatura em Educação do Campo. Então, um material desse chega com muita força numa unidade como a FUP, porque ela tem a questão social, de caráter educacional’’, afirmou a docente.

A Faculdade de Educação da UnB realiza a inclusão acadêmica por meio do Laboratório de Apoio ao Deficiente Visual (LDV), que receberá parte dos volumes arrecadados. ‘’ A Faculdade de Educação trabalha com atendimento de muitos alunos com deficiência visual da própria universidade e da comunidade em geral. Os alunos com deficiência visual vão ter acesso facilitado para uso no local. Já no LAPEC, o principal acesso vai ser por meio dos cursos que nós vamos começar a ministrar em caráter inédito na FUP, com apoio do material para que os alunos além da escrita possam ter acesso à leitura’’, explicou Bianca.

Para Fabrício Ferrão, a doação dos volumes é uma ação contínua, que contemplará novos títulos, traduções e atualizações de leis e obras mais abrangentes. ‘’A gente proporciona a legislação por um preço muito acessível para as entidades privadas e pessoas físicas, além de algumas doações dentro do que é possível ser feito, seguindo nossos trâmites para difusão dessa prática’’, concluiu o diretor.

Segundo Aloysio Vieira, novas edições serão iniciadas para atender a sociedade e instituições de ensino. ‘’Vamos começar esse ano uma nova linha editorial atualizada com a Constituição e a CLT, e colocar à disposição da sociedade e para o aluno da universidade pública por um preço acessível’’, explicou o coordenador.

Outras parcerias foram firmadas com a Faculdade de Direito (FD/UnB), Editora UnB e Decanato de Graduação na tentativa de reaproximar as instituições por meio do acesso às publicações. ‘’Essa ação faz parte de um conjunto de ações tanto do Senado quanto da Gráfica e da livraria de nos aproximar da UnB. As portas ficam abertas para que a gente possa aproximar ainda mais esse relacionamento. Da mesma forma que nós convidamos vocês hoje, a gente espera que também sejamos convidados para que possamos ir lá, e fazer esse registro de vocês usando os nossos livros que temos muito orgulho em doar’’, finalizou o chefe de Serviços de Multimídia, Thomas Jefferson.