11 abr

A Faculdade UnB Planaltina sediou, na última quinta-feira (5), a Conferência e Simultânea de Xadrez com Adriano Valle, no Auditório Augusto Boal, e contou com a participação de diretores, professores, estudantes e comunidade local.

Durante a Conferência, Adriano falou sobre sua experiência pessoal, como iniciou sua vida no xadrez, e se destacou entre os demais desenvolvendo estratégias para suas partidas.

Ao término do evento, ele aproveitou para fazer uma simultânea de xadrez com 10 jogadores. Depois desta atividade, aproveitamos para fazer uma pequena entrevista com Adriano.

Quais foram as suas contribuições no Xadrez?

Adriano Valle: Sou campeão brasiliense, a primeira vez que fui campeão foi em 1987, e comecei a dar aula 10 anos depois. É uma satisfação ver os alunos que passaram por mim tendo bons resultados. Trabalhei com revista, junto com sócios, tenho uma academia — espaço físico — e faço cursos online, fui um dos pioneiros na plataforma EAD que ensina xadrez e também tenho um canal no Youtube, onde publico regularmente.

Quais são as primeiras dicas para quem quer iniciar no xadrez?

Adriano Valle: Hoje em dia estamos numa fase muito boa para torneios, então minha recomendação é praticar e estudar, pegar livros sobre o assunto, visitar sites da internet, assistir vídeos, praticar com jogadores mais experientes, o importante é alternar entre estudar e jogar, jogar e estudar.

Qual foi a experiência de vida que você adquiriu sendo mestre em xadrez?

Adriano Valle: O xadrez já se misturou com a minha vida, o que despertou em mim, principalmente, foi o lado da criatividade, o lado artístico que poucas pessoas de fora não percebem que existe beleza no xadrez. Eu como artista plástico me alimento do xadrez, dando a beleza da parte espacial, meu traço foi desenvolvido por causa do xadrez.

Qual é o portal que você criou para desenvolver seus cursos e como transmite seu conhecimento nas mídias sociais para que atinja o máximo de pessoas possível?

Adriano Valle: Estou aproveitando a tecnologia digital e utilizando todas as mídias sociais. Tenho o site www.xadrezvalle.com.br e um canal no Youtube, na plataforma estou como “AdrianoValle64”, ou buscando “xadrez valle” podem encontrar meu canal e aproveitar todo o conhecimento que transmito.