07 dez

Realizado no dia 2 de dezembro, o torneio reuniu alunos, professores e enxadristas da comunidade no campus UnB Planaltina (FUP)

Com o apoio dos professores Rosy Vasconcelos e Adriano Vasconcelos, coordenadores do Projeto de extensão Eureka: integrando saberes em Ciências, o torneio atingiu um público diverso: estudantes, professores, iniciantes e enxadristas da comunidade de Planaltina.

O Árbitro e organizador, Antônio Villar, professor da Faculdade de Educação da UnB, que organizou o evento, foi o responsável por explicar as regras aos competidores, coordenou os trabalhos e premiou os vencedores. Os participantes foram agraciados com uma obra bibliográfica sobre xadrez.

Entre os vencedores, duas medalhistas são da comunidade da FUP. Isabelle Garcia, estudante de Ciências Naturais, comemorou o primeiro lugar na categoria Menor de 20. ‘’Participei do torneio e gostei bastante, conheci jogadores experientes e pude aprender mais. Ganhei na categoria ‘Menores de 20 anos’ e pretendo continuar praticando para melhorar e participar de futuros torneios’’.

‘’Entrei no projeto Eureka esse semestre e faço minha preparação jogando no aplicativo online chess.com. Assim que o professor divulgou o torneio eu já me inscrevi’’, disse Lorena Melo, estudante de Ciências Naturais. Para a estudante, o torneio serviu como ‘’um treinamento e uma experiência nova’’, que ajudará nas próximas edições do evento.

Eventos de xadrez são historicamente dominados pelo público masculino. Porém, o V Torneio de Xadrez UnB Planaltina inovou e contou com a participação de cerca de 40% de mulheres, participação recorde neste desporto. Ao todo, a competição contou com cinco categorias: absoluto, feminino, menores de 20, menores de 18 e maiores de 50.

O Projeto Eureka, incentivador da prática de xadrez na FUP, visa a formação integral dos estudantes no ensino superior em consonância com a formação de professores e alunos da educação básica do Distrito Federal, integrando saberes das ciências através de atividades pedagógicas, lúdicas e científicas com o uso de multimeios para a divulgação dos conteúdos das ciências naturais com métodos e técnicas inovadoras. O projeto tem como proposta a interdisciplinaridade, integrando saberes e divulgando a produção de conhecimento da Universidade junto à comunidade de Planaltina. Segundo a professora Rosy Vasconcelos, “atualmente o carro-chefe do Projeto Eureka é a sua ação de Xadrez. A ideia é oportunizar experiências e conhecimentos sobre este fantástico e mundialmente conhecido jogo, em articulação com o ensino de Ciências”.

Feminino

1º- Lorena De Melo